Premier League

A boa fase de Matic rendeu um presentão ao sérvio: contrato até 2023, quando fará 35 anos

Em questão de poucos meses, Nemanja Matic mudou sua própria sorte no Manchester United. Se por volta da virada do ano o sérvio se via desfavorecido no elenco e com contrato encerrando ao fim da temporada, a ótima sequência de jogos, sobretudo desde a volta do futebol inglês após a paralisação devido ao Coronavírus, lhe garantiu um novo vínculo com o clube, até o fim da temporada 2022/23.

[foo_related_posts]

Este novo Manchester United potencializado pela chegada de Bruno Fernandes conta com uma série de destaques ofensivos. Além do português, o trio de ataque formado por Anthony Martial, Marcus Rashford e Mason Greenwood vive grande temporada. Atrás deles, no entanto, Matic tem acumulado atuações de alto nível, garantindo segurança defensiva, dando mais liberdade a Paul Pogba e a Fernandes e servindo como homem do primeiro toque de qualidade na transição ofensiva dos Diabos Vermelhos.

O sérvio é um dos atletas que mais parecem ter se beneficiado com a pausa forçada no futebol, e o patamar de desempenho que estabeleceu nas últimas semanas seguramente tornam merecida uma renovação de contrato. O problema é a duração deste novo vínculo.

Ao fim do contrato recém-assinado, Matic estará a poucos meses de completar 35 anos. Não é comum ver equipes do porte do Manchester United oferecer renovações tão longas a jogadores de idade tão avançada. O acordo parece ainda mais apressado ao levarmos em conta que, com exceção dessas últimas semanas, o jogador vinha em claro declínio com a camisa do United, dificilmente tendo mostrado o nível de seu melhor futebol nos tempos de Chelsea.

Na fala de Ole Gunnar Solskjaer ao site oficial do Manchester United, comentando a renovação, podemos entender ao menos parte do motivo para o acordo nesses termos. O técnico, que tem como um de seus principais objetivos montar um elenco com a mentalidade certa, seja em termos de entrega, valores profissionais ou perfil competitivo, parece ver no sérvio um pilar importante, um exemplo adequado para a turma de jovens jogadores que começa a abrir espaço no time principal.

“Estou feliz que o Nemanja tenha assinado um novo contrato. Sei que sua experiência, seu profissionalismo e sua liderança serão valiosos para este jovem e talentoso grupo. Temos muita força no meio de campo, e os atributos de Nemanja são parte chave disso. Ele está aqui há três temporadas e realmente entende os valores que envolvem jogar pelo Manchester United. Ele segue enormemente ambicioso e determinado, o que será essencial conforme buscamos alcançar nossos objetivos nos próximos anos”, elogiou o norueguês.

É difícil imaginar que Matic mantenha a hierarquia que tem hoje na lista de titulares ao longo de todo o novo vínculo, e simplesmente fazer parte do elenco pode dar conta deste aspecto extracampo citado por Solskjaer. Só com o tempo poderemos afirmar com alguma certeza o nível de acerto do United ao renovar o seu contrato sob essas condições – algo que a falta de perspectiva do lado de fora não permite fazer. No entanto, apenas com aquilo que temos, as informações públicas, a negociação soa no mínimo insólita.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo