Premier League prepara homenagem aos mortos na França e tocará a Marselhesa em seus jogos

As homenagens do futebol às vítimas dos ataques em Paris na última sexta-feira ão vão parar apenas na data Fifa. Os campeonatos nacionais europeus retornam neste fim de semana, e a expectativa é de que aconteça uma série de manifestações em solidariedade à França. A Premier League, por exemplo, já confirmou como homenageará os franceses, anunciando a execução da Marselhesa antes de todas as dez partidas da 13ª rodada.
VEJA TAMBÉM: Thuram defende integração como resposta da sociedade francesa aos ataques
Em nota publicada em seu site oficial, a Premier League explicou que o hino francês será executado em versão de coral antes dos jogos da primeira divisão inglesa. A liga ainda destacou a forte presença de franceses no torneio: são, ao todo, 72, segunda nacionalidade mais representada na competição, atrás apenas dos próprios ingleses. E é essa relação que faz Richard Scudamore, diretor-executivo da Premier League, acreditar que a homenagem por parte da Inglaterra seja evidente.
“Dado o quão próximo estamos e a duradoura relação existente entre a Premier League e a França, tocar a Marselhesa como um ato de solidariedade e memória é a coisa certa a se fazer. Ficamos todos tristes e profundamente chocados pelos eventos em Paris na última sexta-feira, e o fato de que tenha sido um ataque às pessoas que curtiam suas liberdades cotidianas, como ir a um bar, a um show ou a uma partida defutebol, ressoa com os torcedores e com o público em geral no Reino Unido”, explicou o dirigente.
Uma das cenas mais tocantes de homenagem à França após os ataques do dia 13 foi justamente a execução da Marselhesa durante o amistoso entre ingleses e franceses, no Wembley, em Londres, quando os torcedores da casa presentes no estádio esforçaram-se para cantar o hino francês, mesmo com todas as dificuldades impostas pela diferença entre as línguas. O momento foi ainda mais memorável pelo fato de os dois países terem uma rivalidade histórica, e a repetição do hino da França agora no Campeonato Inglês é uma boa demonstração do sentimento de solidariedade que tomou grande parte da Europa da semana passada para cá.