Inglaterra

Premier League: O que esperar dos 5 brasileiros que vão estrear na temporada 2025/26

Trivela detalha expectativas para os astros do País que dão os primeiros passos na elite inglesa

A Premier League 2025/26 começa nesta sexta-feira (15) e tem brasileiros entre os jogadores estreantes na competição. A lista vai de jogadores com bagagem no futebol europeu a jovens que encaram apenas a primeira experiência fora do País e buscam mais projeção a nível internacional.

Estêvão e Jair Cunha são alguns desses casos. Entre os mais experientes, há Igor Jesus, Lucas Perri e Lucas Pires. Todos serão titulares? Quais características os destacam?

Estêvão, o feliz e versátil atacante do Chelsea

Estêvão celebra primeiro gol pelo Chelsea
Estêvão celebra primeiro gol pelo Chelsea (Foto: Imago)

Estêvão vai estrear na Premier League com a camisa do Chelsea e se destaca pela categoria demonstrada ao longo das atuações no Brasil, de velocidade, um contra um, drible e boa finalização.

A joia ex-Palmeiras de 18 anos exibiu isso no amistoso pré-temporada contra o Bayer Leverkusen, o primeiro embate do jogador nos Blues. O desempenho empolgou torcedores, e Estêvão também mostra estar animado para fincar seu lugar na equipe de Enzo Maresca. Contudo, não se deve esperar que o brasileiro seja titular de imediato.

O treinador afirmou que não deseja colocá-lo sob pressão e reforçou que a intenção é dar a ele tempo para se adaptar à nova realidade. Maresca ressaltou ainda a importância que o atleta deve ter na equipe ao considerar sua versatilidade.

— Ele pode jogar aberto, por dentro, em qualquer lugar. Para mim, ele pode atuar em qualquer uma das nossas cinco posições de ataque. Quando o vi pela primeira vez nos EUA (Mundial), ele já me pareceu um jogador fantástico. Ele é muito jovem, está sempre rindo, o que é típico de um brasileiro. Precisamos mantê-lo assim: feliz — declarou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Igor Jesus é a sombra de Chris Wood?

Igor Jesus em amistoso no Nottingham Forest
Igor Jesus em amistoso no Nottingham Forest (Foto: Imago)

Outro brasileiro a dar os primeiros passos na Inglaterra é Igor Jesus, de 24 anos. Ao contrário de Estêvão, o centroavante já atuou fora do Brasil antes, ao sair do Coritiba para o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Em 2024, retornou ao país natal para jogar pelo Botafogo e rapidamente chamou a atenção na Europa.

O jogador agora vai defender o Nottingham Forest e chega com status de “reforço fundamental”. Isso porque, de imediato, espera-se que ele seja alternativa a Chris Wood, artilheiro do time na campanha estrelada na Premier League 2024/25 com 20 gols.

Igor Jesus não é o tipo de centroavante que fica restrito à área, pelo contrário, circula bem na zona ofensiva e pode até ficar na ponta caso necessário. Além disso, tem boa capacidade física e inteligência tática que devem credenciá-lo a uma posição de destaque no futebol inglês.

Forest também tem promissor zagueiro Jair

Jair pelo Forest
Jair pelo Forest (Foto: Imago)

O Forest ostenta mais uma joia do nosso País entre as novidades para a temporada. Os zagueiros Murillo e Morato agora têm Jair Cunha, de 20 anos, como companheiro de clube e de posição.

Revelado no Santos, o jovem também estava no Botafogo antes de migrar à Inglaterra para o primeiro desafio internacional da carreira. Ele ainda nem estreou oficialmente, mas as performances nos amistosos deixaram torcedores empolgados.

Alguns dos atributos destacados são a força para enfrentar adversários, bem como a técnica e boas noções de posicionamento. Com a preferência de Nuno Espírito Santo por uma defesa de quatro jogadores e Milenkovic e Murillo consolidados, é provável que Jair fique entre as opções no banco de reservas.

Leeds busca em Lucas Perri mais segurança na meta

Lucas Perri pelo Leeds
Lucas Perri pelo Leeds (Foto: Imago)

Conclui a lista de ex-jogadores do Botafogo estreantes na Premier League o goleiro Lucas Perri. Aos 27 anos, o arqueiro esteve entre os principais atletas do Lyon na campanha passada e foi contratado pelo Leeds, recém-promovido à elite.

Reforçar a meta era uma das prioridades do clube com atuações irregulares de Meslier. Dessa forma, a tendência é que Perri chegue para brigar pela titularidade principalmente com Karl Darlow, que assumiu o posto na reta final da temporada anterior.

O brasileiro tem a seu favor o fato de estar ambientado com o futebol inglês. Ele foi revelado no São Paulo e passou pelo Crystal Palace em 2019 em caráter de empréstimo, mas não registrou aparições. Entre suas características de destaque estão os lançamentos precisos, e torcedores do Leeds notaram isso no amistoso contra o Milan.

Lucas Pires quer manter titularidade e força defensiva no Burnley

Lucas Pires celebra acesso do Burnley à elite
Lucas Pires celebra acesso do Burnley à elite (Foto: Imago)

Apesar de Perri ter boas noções do futebol na Inglaterra, nenhum atleta dessa relação está mais familiarizado com o país do que Lucas Pires. O lateral-esquerdo de 24 anos passou por Corinthians e Santos nas categorias de base e foi projetado no profissional na equipe da Vila Belmiro.

Ele vestiu a camisa do espanhol Cádiz antes de migrar ao Burnley e se tornar uma das personalidades da sólida defesa dos Clarets ao ajudar o time a não ser vazado em 14 dos 34 que fez na Championship 2024/25, a segunda divisão.

Pires deve continuar entre os titulares de Scott Parker no ciclo prestes a começar, mas enfrenta a concorrência de Humphreys quando o jovem estiver novamente em condições físicas ideais. O principal objetivo é manter a equipe forte defensivamente para evitar novo descenso.

Foto de Milena Tomaz

Milena TomazRedatora de esportes

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da Trivela. Antes, passou por Premier League Brasil, ESPN e Estadão. Se formou em Comunicação Social em 2019.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo