Inglaterra

Pochettino fez o mínimo e admitiu o péssimo desempenho do Chelsea contra o Arsenal

Técnico argentino criticou a falta de competitividade do Chelsea no clássico londrino e expôs a frustração com a goleada acachapante sofrida

O Chelsea foi humilhado na última terça-feira (23). No Emirates Stadium, em jogo válido pela 29ª rodada da Premier League (atrasado), os Blues não viram a cor da bola e sofreram goleada acachapante para o Arsenal, por 5 a 0. Após o apito final, o técnico Mauricio Pochettino concedeu entrevista à imprensa inglesa e não escondeu a frustração com o trágico resultado. Abatido, o treinador argentino se disse desapontado e chamou atenção para a postura de sua equipe.

— É difícil explicar. Começamos o jogo de uma forma muito ruim. Não mostramos energia e não competimos, e na segunda parte, começamos da mesma maneira. Não competimos como equipe, isso é bastante claro. Somos inconsistentes por várias razões. Começar o jogo como começamos não é aceitável, esse é o problema. Depois de 70 ou 80 minutos, tudo bem, você está cansado e sem energia, mas foi no início do jogo. A forma como começamos é muito dolorosa, e me sinto bastante desapontado, porque se queremos competir, temos que mostrar mais energia e concentração — disse Pochettino antes de concluir:

— É prejudicial para os jogadores, clube, equipe técnica… Todo mundo. Todo mundo é prejudicado com esse resultado, mas o problema é entender, antes do jogo, se você está preparado para competir. Você precisa entender que é um clássico de Londres.

Como citado por Pochettino, mais do que o resultado em si, o Chelsea sequer competiu no clássico. Apesar do 1º tempo ter terminado ‘apenas’ 1 a 0, o Arsenal castigou os Blues e só não conseguiu resultado mais elástico, pois pecou nas finalizações. Veio a etapa complementar, e a diferença técnica e tática entre as equipes ficou gritante. Os Gunners colocaram o rival na roda, capricharam nas definições e impuseram uma senhora goleada.

Situação do Chelsea na temporada

Fora de competições europeias, o Chelsea focou em copas nacionais na atual temporada. Na Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup), o clube foi longe. Eliminou adversários como Brighton e Newcastle, e alcançou a final do torneio. Entretanto, acabou vice-campeão. No apagar das luzes do 2º tempo da prorrogação, Van Dijk marcou de cabeça e deu o título ao Liverpool.

Na Copa da Inglaterra (FA Cup), os Blues também fizeram boa campanha. A equipe de Pochettino despachou Aston Villa, Leeds United e Leicester, mas sucumbiu diante do Manchester City, na fase de semifinal. Já o desempenho na Premier League é decepcionante. Com 47 pontos conquistados, o Chelsea ocupa somente a nona colocação. Em 32 rodadas disputadas até então, o time londrino obteve 13 vitórias, oito empates e amargou 11 derrotas.

Pochettino corre risco de demissão?

Mauricio Pochettino enfrenta pressão no Chelsea desde quando chegou ao clube. O argentino nunca foi unanimidade entre os torcedores dos Blues. Pelo contrário. Seu passado ligado ao Tottenham e o modesto currículo (de títulos) pesavam (e pesam) contra ele. O desempenho irregular da equipe em campo aliado aos maus resultados fizeram tal insatisfação aumentar. Hoje, o trabalho de Pochettino é muito contestado, e o treinador não tem garantias de que permanecerá para próxima temporada. A informação é do jornal britânico “Daily Mail”.

Segundo a publicação do periódico, o 5 a 0 da última terça-feira (23) “foi o mais recente golpe na esperança de Pochettino de manter seu emprego na próxima temporada”. O argentino tem contrato com o Chelsea até junho de 2026, entretanto, isso não é garantia de nada. A direção do clube ainda não tomou uma decisão final sobre a permanência do comandante. No que depender da maioria da torcida, ele não fica. A conferir os próximos capítulos…

Os últimos jogos do Chelsea na temporada

  • Aston Villa x Chelsea – Premier League – 27/04
  • Chelsea x Tottenham – Premier League – 02/05
  • Chelsea x West Ham – Premier League – 05/05
  • Nottingham Forest x Chelsea – Premier League – 11/05
  • Brighton x Chelsea – Premier League – 15/05
  • Chelsea x Bournemouth – Premier League – 19/05
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo