Na Espanha, Carlo Ancelotti recebeu a notícia de que Tchouaméni e Mendy haviam sido cortados da França antes mesmo de entrarem em campo por apresentarem uma lesão no pé e uma entorse, respectivamente.
O cenário não é diferente na Inglaterra, que precisou cortar Cole Palmer e Ollie Watkins dos primeiros jogos da Nations League 2024/2024 por problemas musculares.
No entanto, o corte de Foden da Inglaterra por apresentar um quadro de virose não explicada trouxe à tona um debate sobre uma possível ‘estratégia' de clubes ingleses para preservarem seus atletas nas datas internacionais.
Clubes da Premier League estão ‘inventando' lesões durante Data Fifa?
Nesta semana, os afastamentos de Phil Foden, ColePalmer e Ollie Watkins da convocação da Seleção Inglesa levantaram uma série de questões.
No The Athletic, a teoria levantada é que alguns clubes de elite poderiam estar aproveitando as datas internacionais da Fifa para garantir um ‘descanso extra' aos seus principais atletas.
Ao evitar que seus jogadores se desgastem em partidas da data Fifa, as equipes teriam uma eventual vantagem para a sequência da temporada.
Para trazer clareza aos boatos, o The Athletic, em parceria com o Premier Injuries, levantou o número de cortes de jogadores das suas respectivas seleções nos últimos cinco anos:
Clube
Total de cortes em seleções PARA dataS fifa
total de jogadores que não perderam jogos pelos seus clubes com os cortes
Manchester City
8
3
Arsenal
7
4
Liverpool
7
1
Manchester United
7
2
Chelsea
5
3
Tottenham
7
3
Fifa debate estratégia para prevenir eventuais ‘falsas lesões'
Embora alguns cortes de seleções levantem suspeitas, principalmente quando jogadores não perdem partidas pelo clube antes ou depois da Data Fifa, não é possível verificar uma tendência dessa estratégia no futebol inglês.
Há exemplos de jogadores de diferentes clubes que foram retirados das seleções sem justificar a ausência em jogos do clube, mas isso ocorre em todas as equipes, não apenas em uma específica.
Na Fifa, surgiu recentemente um debate sobre a criação de uma “regra dos cinco dias”, que permite que seleções bloqueiem jogadores de atuarem por seus clubes antes das convocações para evitar falsas lesões.