Estados UnidosInglaterraMLSPremier League

Para Drogba, MLS é mais difícil que a Premier League, e o motivo está fora de campo

Apesar do crescimento constante, a Major League Soccer ainda é vista com muita desconfiança por fãs de futebol do mundo todo por causa de seu nível técnico. A competição pode até ter alguns nomes de destaque, que ainda teriam lugar em times relevantes do futebol europeu, mas, em média, de fato o torneio não é dos mais habilidosos. Mas quem defende que a MLS é fácil encontrará resistência de alguém com experiência em diversas ligas: Didier Drogba. O ídolo do Chelsea e hoje atacante do Montreal Impact afirmou que o campeonato norte-americano é mais difícil do que a Premier League, em que brilhou pelos Blues. O motivo é que não é lá tão convincente: as viagens.

VEJA TAMBÉM: Timbers saiu em vantagem na final da Conferência Oeste com golaço do Asprilla (mas não é aquele)

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Drogba afirmou que as enormes distâncias entre as cidades americanas tornam a MLS mais complicada de se jogar do que a Premier League e que as equipes visitantes normalmente já têm a desvantagem física nos confrontos pela competição. “É um desafio diferente. As pessoas acham que é fácil jogar aqui. Acredite, é mais difícil do que jogar na Premier League, por causa das viagens. Você pode ficar em um aeroporto por três ou quatro horas se perder seu voo, então isso é o que realmente equilibra os jogos. Não há muitas vitórias de visitantes porque quando os times chegam já estão cansados”, argumentou o marfinense.

Na temporada 2013/14, defendendo o Galatasaray, Drogba marcou dez gols em 24 rodadas do Campeonato Turco. Já em 2014/15, de volta ao Chelsea para sua última passagem por Londres, foi apenas opção no banco e balançou as redes quatro vezes em 28 oportunidades.

Na Major League Soccer, seus números iniciais foram impressionantes. Entre alguns golaços e jogadas de efeito, o atacante fez 12 gols em 14 partidas. Não evitou a eliminação da equipe na semifinal da Conferência Leste, contra o Columbus Crew, mas seu nível esteve o tempo todo claramente acima do patamar médio da competição. Entretanto, mesmo essas estatísticas não são suficientes para tirar de Drogba a impressão de que a MLS é forte e conta com muitos bons nomes. “Há muitos jogadores bons na liga. É uma liga em ascensão, e acho que será uma das mais importantes e decisivas do mundo em alguns anos”, projetou.

Até por estar atualmente defendendo um time da liga norte-americana, é compreensível que Drogba saia em defesa do futebol em que atua, e, embora o marfinense tenha exagerado na avaliação, de fato a MLS tem um potencial muito grande para crescer. Talvez nunca alcance uma dificuldade maior que a Premier League, mas certamente ganha mais relevância cada vez que um craque como Drogba passa a atuar na liga, sobretudo em grande nível.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo