InglaterraPremier League

Os 10 gols de Gerrard contra o Everton, na semana em que sua estreia completa 20 anos – e de dérbi

O adversário era o Blackburn. O jogo valia pela 15ª rodada do Campeonato Inglês. O Liverpool não estava bem: havia perdido cinco vezes e, no começo daquele mês de novembro, Roy Evans pedira demissão, encerrando o estranho comando em dupla com Gérard Houllier. Paul Ince e Michael Owen fizeram 2 a 0 para os Reds. Teria sido uma tarde comum se, aos 45 minutos do segundo tempo, o treinador francês não tivesse feito uma substituição para a história. Vegard Heggem saiu. Steven Gerrard entrou. E fez sua primeira partida pelo clube que tanto amou.

Gerrard era um magrelo de 18 anos que havia impressionado Houllier em um jogo dos reservas do Liverpool contra o Leeds. Foi relacionado para encarar o Celta de Vigo, pela Copa da Uefa, alguns dias antes, mas não entrou em campo. Cinco dias depois, mais precisamente em 29 de novembro, mais precisamente 20 anos e um dia atrás, enfim saiu do banco de reservas para fazer o primeiro dos seus 710 jogos vestido de vermelho.

E como se saiu? “Acho que ele jogou dois ou três minutos”, lembrou Houllier, à ESPN britânica. “Todos os jogadores apoiaram-no muito e deram parabéns pela estreia. Ele estava muito emocionado quando entrou. Pode imaginar? O sonho de um jogador quando você torce para um clube é jogar por aquele clube. Ele tinha apenas 18 anos. Foi para mostrar que ele estava nos nossos planos. Stevie foi um grande jogador porque, nos grandes jogos, ele sempre aparecia. Uma coisa sobre ele é que a responsabilidade fazia com que crescesse, não diminuísse”.

Além da clara qualidade de um dos melhores meias da sua geração, a lenda de Gerrard foi construída através dos anos com base na fidelidade, no coração e nesses grandes jogos. Especialmente na final da Champions League de 2005, em Istambul, quando seu gol de cabeça deu início a uma reação histórica. Nesse quesito, entram também os clássicos contra o Everton, como o do próximo domingo.

Gerrard tem muita história nesses jogos. Foram 33, com 17 vitórias, 11 empates e 5 derrotas, segundo os dados do Transfermarkt. O seu primeiro Derby de Merseyside foi também seu nono jogo pelos Reds e uma das primeiras vezes em que mostrou que seria especial. Em abril de 1999, entrou no segundo tempo, curiosamente também no lugar de Vegard Heggem, cujo maior feito na carreira deve ter sido ser substituído por Gerrard um par de vezes – brincadeira: ele também fez um gol na Champions League de 1996/97, que eliminou o Milan e colocou o Rosenborg nas quartas de final e foi pra Copa da França.

Nessas primeiras aparições, Gerrard atuou como lateral direito e, nessa partida contra o Everton, vencida por 3 a 2, cortou uma bola na linha nos minutos finais que poderia significar o empate. O dérbi seguinte, porém, foi um pouco pior. Entrou aos 20 minutos do segundo tempo, no lugar de Dietmar Hamann, e fez uma falta dura em Kevin Campbell, autor do único gol da partida. Foi expulso, e o Everton ganhou por 1 a 0, até hoje a última vitória dos Toffees em Anfield. Houve uma outra expulsão, em março de 2006. Pior ainda: ele levou dois cartões amarelos nos primeiros 18 minutos.

Os bons momentos são mais frequentes. Ele marcou dez vezes contra o Everton, o que o coloca como segundo colocado na lista de artilheiros vermelhos no confronto, atrás de Ian Rush, que fez nada menos do que 25 gols no Everton. E ele é um dos únicos seis jogadores dos Reds que anotaram uma tripleta no rival, na vitória por 3 a 0 em março de 2008. É raro um jogador do Liverpool levar a bola do dérbi para casa. Os quatro primeiros foram entre 1922 e 1935 (Harry Chambers, Dick Forshaw, Harold Barton e Fred Howe). Quase 50 anos depois, Rush anotou quatro vezes em uma goleada por 5 a 0, em 1982.

Para celebrar os 20 anos da estreia de Gerrard, aproveitando a semana do Derby de Merseyside, assista aos dez gols que o eterno capitão dos Reds anotou no grande rival da cidade:

15/09/2001 – Everton 1 x 3 Liverpool – a partir de 30s

20/03/2005 – Liverpool 2 x 1 Everton – a partir de 44min30s

28/12/2005 – Everton 1 x 3 Liverpool

19/01/2009 – Liverpool 1 x 1 Everton

25/01/2009 – Liverpool 1 x 1 Everton – a partir de 5min30s

13/03/2012 – Liverpool 3 x 0 Everton – três gols

28/01/2014 – Liverpool 4 x 0 Everton

27/09/2014 – Liverpool 1 x 1 Everton

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo