InglaterraPremier League

O Tottenham é candidato ao título na Premier League? Há quem ache que sim

Uma das boas surpresas da temporada é o ótimo desempenho do Tottenham em campo. O time do técnico Mauricio Pochettino tem jogado um futebol atraente e consistente, com bons resultados e, como consequência, o time está em quarto lugar na tabela da Premier League, de olho em uma das vagas à Champions League. Neste momento, o Tottenham vem embalado. São três vitórias consecutivas, o que os fez ficar nos quatro primeiros da tabela. Neste temporada inteira, o time só perdeu uma vez, para o Manchester United na estreia do campeonato. Tudo isso fez uma discussão surgir: já que o time é um dos melhores em futebol jogado, o time pode brigar pelo título?

LEIA TAMBÉM: Como seria a tabela da Premier League contando só 2015? As surpresas se manteriam e o Arsenal seria líder

A ideia de ganhar o título inglês é, evidentemente, muito sedutora para os torcedores da equipe. A última vez que o time ganhou o Campeonato Inglês foi na temporada 1960/61, há 55 anos. Neste momento, a diferença de pontos para o líder Arsenal é só de quatro pontos, com um turno inteiro pela frente. Com o time sendo um dos que está jogando melhor futebol neste momento, será que dá para acreditar que o time pode chegar a esse patamar já nesta temporada?

Adversário do Tottenham neste sábado, o técnico do Everton, Roberto Martínez, foi perguntado se os Spurs poderiam brigar pelo título. “Por que não? Se este campeonato se trata de consistência, a segunda metade da temporada será uma grande chance para atingir um final de campanha realmente muito bom”, analisou o treinador dos Toffees.

“Os Spurs têm um elenco forte, um elenco grande, eles estão disputando uma competição europeia. Eles têm uma mentalidade forte como grupo e eu não os vejo perdendo energia ou foco nos próximos meses”, continuou Roberto Martínez. “Como é um time jovem, eu espero que eles fiquem ainda mais fortes. Eu os vejo como fortes concorrentes para um final de temporada de sucesso”.

Charlie Nicholas, comentarista da Sky Sports, um dos principais canais esportivos do Reino Unido, acredita que falar em título pode ser um problema para o Tottenham. “Os Spurs estão indo bem, mas eles começaram a falar sobre as próprias expectativas de título e isso pode ser um tiro pela culatra. Chegar entre os quatro primeiros seria uma grande conquista para o Tottenham”, disse no canal britânico.

Pochettino, do seu lado, fala sobre o desenvolvimento do time, que não tem limites, e que a torcida do Tottenham acreditar é importante. O técnico parece confiante que o time pode ir além do que já conseguiu até aqui. Será que isso significa também buscar a conquista da Premier League, em um ano com Chelsea e Manchester United caindo tanto de produção? O técnico pede, antes de tudo, tempo.

“Nós somos muito ambiciosos, nós sempre tentamos trabalhar duro e conseguir o resultado”, disse. “No futebol, é preciso tempo. Para desenvolver jogadores, desenvolver filosofias, contruir um time forte e construir uma mentalidade vencedora você precisa de tempo”, explicou ainda o técnico. “Este é um bom momento e período, mas nós precisamos de mais tempo para desenvolver tudo isso, para entregar esses resultados”.

“Nós vimos neste período o quanto nós melhoramos, mas é verdade que estamos em um processo e temos que estabelecer a nossa fundação. Nós temos um elenco jovem, nós precisamos ter esta ideia na cabeça, mas não colocamos limites nas nossas possibilidades. Nós acreditamos no jeito que nos assumimos o clube há 18 meses, e é importante agora acreditar nisso. Nós somos muito ambiciosos, o grupo é forte e nos temos qualidade suficiente”, afirmou Pochettino.

“É algo muito importante que nossos torcedores acreditem no time e que nós possamos alcançar coisas boas. Este é o mais importante. É o primeiro passo para ganhar alguns títulos”, declarou ainda o treinador argentino, na coletiva de imprensa antes do jogo com o Everton.

Se o Tottenham será candidato ao título ou não, os próximos meses irão dizer. Será preciso ver como o time irá reagir nos jogos grandes para se manter com uma boa quantidade de pontos. Será preciso um desempenho provavelmente melhor do que o atual. Neste momento, o rival Arsenal é líder e tem mostrado capacidade para levantar a taça. O Manchester City, com sua consistência e qualidade, também está na briga. O Tottenham pode entrar nesse grupo, mas parece cedo para falar nisso.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo