Inglaterra
Tendência

O incrível milagre do Sheffield Wednesday: perdeu a ida por 4×0, venceu a volta por 5×1 e, nos pênaltis, vai às finais do acesso na terceirona

O Sheffield Wednesday protagonizou uma das classificações mais milagrosas da história do futebol inglês e pegará Barnsley ou Bolton em Wembley pelo acesso à segunda divisão

Os playoffs da League One ofereceram nesta quinta-feira uma das maiores viradas da história do futebol inglês. E não é exagero classificar assim a monumental reviravolta conquistada pelo Sheffield Wednesday nas semifinais da terceira divisão. A vaca das Corujas parecia ter ido para o brejo com a derrota por 4 a 0 na visita ao Peterborough, durante a partida de ida. Já a volta, em Hillsborough, viu o milagre do Wednesday se concretizar: os alviazuis devolveram os 4 a 0 no tempo normal, com o gol decisivo anotado no último lance, aos 53 do segundo tempo. O Peterborough ainda marcou primeiro na prorrogação, antes que os anfitriões empatassem o tempo extra e fechassem o placar em 5 a 1. Por fim, os pênaltis confirmaram a façanha do Sheffield Wednesday com a vitória por 5 a 3. A equipe confirma presença em Wembley, onde enfrentará Barnsley ou Bolton pelo acesso à Championship.

O Sheffield Wednesday era o favorito nas semifinais dos playoffs. As Corujas terminaram a temporada regular da League One com 96 pontos, a maior pontuação da história da Football League (da segunda à quarta divisão) que não rendeu acesso direto. A vaga na Championship escapou durante a reta final da campanha, em corrida contra Plymouth Argyle e Ipswich Town. Enquanto isso, o Peterborough ficou na sexta colocação e somou 77 pontos, 19 a menos que os adversários nos mata-matas. O duelo de ida em London Road, todavia, virou tudo de cabeça para baixo. O Peterborough goleou por 4 a 0 e deixava o Wednesday praticamente eliminado. Só um milagre salvaria os alviazuis em Hillsborough. Pois o que parecia impossível aconteceu.

O primeiro tempo em Hillsborough teve sua dose de equilíbrio. O Peterborough terminou com mais posse de bola e forçou duas boas defesas do goleiro Cameron Dawson. Porém, a reação do Sheffield Wednesday começou a se construir. O primeiro gol saiu num pênalti convertido por Michael Smith, aos nove minutos. Aos 25, Lee Gregory foi oportunista para desviar meio sem querer a batida cruzada de Callum Paterson e ampliar. As Corujas tinham remado metade do caminho, mas precisariam aumentar a pressão na segunda etapa.

A volta do intervalo teve uma postura sufocante do Sheffield Wednesday, que dominou completamente a partida e martelou bastante. O goleiro Will Norris fazia boas defesas, mas Reece James se infiltrou pelo lado esquerdo da área e anotou o terceiro dos alviazuis aos 26 minutos. Faltava mais um gol para forçar pelo menos a prorrogação. E a agonia se estendeu até os 53 do segundo tempo, no último lance, quando os acréscimos já tinham estourado. Num chuveirinho na área, Aden Flint ajeitou de cabeça e Liam Palmer concluiu para as redes. Hillsborough explodia de alegria pela reviravolta.

A prorrogação, no entanto, fez a torcida do Sheffield Wednesday temer o pior. O Peterborough chegou a ficar 57 minutos sem uma finalização sequer e não acertava o alvo desde os 33 do primeiro tempo. Porém, numa bola vadia alçada na área aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Lee Gregory marcou um gol contra e fez os visitantes ficarem com a classificação momentânea. As Corujas tinham mais 15 minutos para tentar o quinto gol. Conseguiram aos oito do segundo tempo extra, com Callum Paterson tentando duas vezes até desatar o nó da garganta e transformá-lo em grito.

A classificação seria definida nos pênaltis. E por tudo o que aconteceu na noite, o Sheffield Wednesday chegou muito maior para a disputa na marca da cal. O Peterborough desperdiçou logo a segunda cobrança, com uma pancada de Dan Butler que pegou no travessão. Enquanto isso, todos do Wednesday converteram: Michael Smith, Will Vaulks, Barry Bannan e Josh Windass. A batida final coube a Jack Hunt. Mandou com categoria na gaveta e teve uma comemoração icônica, parado na marca da cal, só à espera da massiva invasão de campo em Hillsborough.

O adversário do Sheffield Wednesday pelo acesso virá do confronto entre Barnsley e Bolton, que se encaram nesta sexta-feira, no Estádio Oakwell. Em Bolton, as duas equipes empataram por 1 a 1 na ida. Já a decisão em Wembley acontecerá em 29 de maio. Depois de tudo o que ocorreu em Hillsborough, certamente um número expressivo de torcedores alviazuis vai querer estar presente em Londres. Serão mais 90 minutos para tornar esse épico algo definitivo.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo