Inglaterra

O Fulham virou uma máquina de gols na Championship: depois de um 7×0 e de um 6×2, fez outro 6×2 em rodadas seguidas

O Fulham lidera a segunda divisão do Campeonato Inglês e registrou uma sequência de goleadas que não era vista desde os anos 1930 na Football League

O Fulham se tornou um grande ioiô do Campeonato Inglês nas últimas temporadas. Desde 2017/18, os Cottagers ou sobem na Championship ou descem na Premier League. São quatro temporadas consecutivas alternando acessos e rebaixamentos, o que deve se repetir pelo quinto ano seguido nesta Championship. A campanha dos londrinos desta vez tem rendido números impressionantes. Nesta terça, o Fulham chegou aos 19 gols marcados num intervalo de apenas três rodadas. Após emplacar um 7 a 0 no Reading e um 6 a 2 no Bristol City, o time dirigido por Marco Silva repetiu a dose com os 6 a 2 sobre o Birmingham em Craven Cottage.

O Fulham ainda oscilou no primeiro turno da Championship, mas não demorou a colecionar suas goleadas. Durante a primeira metade, a equipe fez 5 a 1 no Huddersfield, 4 a 1 no Birmingham, 4 a 1 no QPR, 4 a 0 no Nottingham Forest, 4 a 1 no Barnsley e 7 a 0 no Blackburn. Também tomou de 4 a 1 do Coventry, mas vinha em alta e ocupava a liderança da segunda divisão. Dezembro seria um mês difícil aos Cottagers, com uma série de empates, que ainda assim não custou a ponta. E o início de 2022 se torna arrasador.

A crise do Reading ajudou, mas os 7 a 0 fora de casa impressionaram. Harry Wilson marcou dois gols e deu duas assistências, além de sofrer um pênalti. Aleksandar Mitrovic também balançou as redes duas vezes e deu um passe para gol. Outro vareio se deu nos 6 a 2 sobre o Bristol City, de virada em Craven Cottage. Foram quatro gols nos 15 minutos finais do primeiro tempo. Mitrovic arrebentou com mais uma tripleta e uma assistência. Já nesta terça, os 6 a 2 sobre o Birmingham seriam estrelados pelo garoto Fábio Carvalho, responsável por dois gols e uma assistência. Até pelo dinheiro recente da Premier League, o Fulham tem um elenco bem competitivo.

Segundo dados levantados pela BBC, o Fulham é o primeiro time desde 1933/34 a marcar seis gols em três jogos consecutivos pela Football League – considerando as quatro primeiras divisões inglesas. O Chester City tinha sido o último a emplacar tantas goleadas consecutivas, há 88 anos. Já são 70 gols do Fulham nesta temporada da Championship, em 26 partidas. O segundo melhor ataque, o Blackburn, marcou somente 44. Na temporada passada, o Norwich foi campeão com 75 gols e o Brentford subiu nos playoffs com 79. Os próprios Cottagers faturaram o acesso com apenas 64 gols em 2019/20.

Obviamente, tais números absurdos impulsionam os jogadores do Fulham na lista de artilheiros. Mitrovic soma 27 gols, líder no quesito, sete a mais que Ben Brereton Díaz na segunda posição. Harry Wilson é o líder em assistências, com 11, enquanto Mitrovic ainda está bem cotado com sete. E isso porque a defesa dos Cottagers é a segunda menos vazada da liga, com só 23 gols sofridos.

A boa fase garante uma vantagem de cinco pontos ao Fulham na liderança da Championship, 54 no total. Bournemouth e Blackburn aparecem na briga, com 49. Em quarto, o QPR soma 44 e já parece distante do páreo, embora ainda faltem 16 rodadas. O acesso talvez não venha tão facilmente, mas registrar o melhor ataque da segundona nos últimos anos parece bem palpável aos Cottagers.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo