Inglaterra
Tendência

Nem a janela fechada impede o Nottingham Forest no mercado: André Ayew é a 30ª contratação da temporada

Sem contrato, André Ayew, de 33 anos, ex-Swansea e West Ham, chega como reforço até o fim da temporada e marca o 30º a chegar no clube na temporada

A janela de transferências fechou no último dia 31 de janeiro, mas o clube que mais movimentou o mercado não foi impedido de continuar se movimentando. Nesta quinta-feira, o Nottingham Forest anunciou a sua 30ª contratação na temporada: a chegada de André Ayew, que estava sem contrato e, portanto, pode assinar com o clube fora da janela. Isso porque o clube já tinha se movimentado no dia do fechamento da janela com as chegadas de Keylor Navas, Felipe e Jonjo Shelvey.

“É um grande sentimento assinar com o Nottingham Forest. Sei o quanto o clube é grande e sei o quanto o clube significa para a cidade e para a sua torcida. Sempre foi difícil quando joguei contra o Forest e no The City Ground e amo o estádio”, disse André Ayew no seu anúncio.

“Steve Cooper é alguém que me conhece bem e sabe como trabalhar comigo dentro e fora de campo. Temos um relacionamento forte, ele é um técnico especial e um ser humano especial, alguém que realmente admiro”, afirmou o ganês sobre o técnico do Forest. “Sei o que posso trazer ao time, estou pronto para dar meu máximo e garantir que possamos continuar na Premier League”.

O técnico Steve Cooper conhece Ayew dos tempos que treinava o Swansea, onde o jogador atuava. Sob o seu comando, Ayew marcou 35 gols em 84 jogos no clube. Pela seleção, são 113 jogos por Gana e participação nas últimas três Copas do Mundo. Ele fez um gol na Copa 2022, na estreia contra Portugal.

Aos 33 anos, André Ayew é uma figurinha carimbada na Premier League. Fruto da base do Olympique de Marseille, jogou pelo Lorient e Arles-Avignon no início da carreira, por empréstimo. Foi nos marselheses que brilhou e foi contratado para sua primeira experiência na Premier League, o Swansea, em 2015, onde chegou após o fim do seu contrato com o clube francês.

Ficou pouco tempo no clube galês. Uma temporada depois, foi para o West Ham, em 2016. Ficou um ano e meio nos Hammers, até que retornou ao Swansea em janeiro de 2018. Foram apenas seis meses no retorno aos galeses até ser emprestado, em julho de 2018, ao Fenerbahçe. Voltaria ao Swanse no ano seguinte, em 2019. Ficou por lá até o fim da temporada 2020/21. Em 2021, foi contratado pelo Al Sadd e estava no Catar desde então. Pelo clube catariano, foram 22 gols em 39 jogos.

No último dia 29 de janeiro, André Ayew chegou a um acordo com o Al Sadd para o rompimento do seu contrato. Ficou livre no mercado antes do fechamento da janela, o que o possibilitou se transferir nesta quinta-feira. Ele assinou um contrato de curta duração, até junho, só até o fim da temporada. O atacante, capitão da seleção de Gana, esteve na última Copa do Mundo defendendo os Estrelas Negras.

Ainda que o clube precisasse de muitas contratações, o número é evidentemente um exagero. O Forest precisa muito ficar na primeira divisão para não correr o risco de cair em um buraco financeiro. Ainda que fique na Premier League, precisará negociar boa parte desses contratados, porque não há como deixar tanta gente satisfeita.

Confira a lista dos 30 contratados do Nottingham Forest (entre parênteses o clube de origem):

  1. Morgan Gibbs White (Wolverhampton)
  2. Taiwo Awoniyi (Union Berlim)
  3. Danilo (Palmeiras)
  4. Neco Williams (Liverpool)
  5. Emmanuel Dennis (Watford)
  6. Orem Mangala (Stuttgart)
  7. Moussa Niakhat[e (Mainz 05)
  8. Giulian Biancone (Troyes)
  9. Lewis O’Brien (Huddersfield)
  10. Remo Freuler (Atalanta)
  11. Omar Richards (Bayern de Munique
  12. Renan Lodi (Atlético de Madrid)
  13. Hwang Ui-jo (Bordeaux)
  14. Willy Boly (Wolverhampton)
  15. Harry Toffolo (Huddeersfield)
  16. Felipe (Atlético de Madrid)
  17. Josh Bowler (Blackpool)
  18. Brandon Aguilera (Alajuelense)
  19. Jesse Lingard (Manchester United)
  20. Gustavo Scarpa (Palmeiras)
  21. Cheikhou Ouyaté (Crystal Palace)
  22. Wayne Hennessey (Burnley)
  23. Jonjo Shelvey (Newcastle)
  24. Dean Henderson (Manchester United)
  25. Loïc Badé (Rennes)
  26. Chris Wood (Newcastle)
  27. Keylor Navas (PSG)
  28. Serge Aurier (sem clube)
  29. Adnan Kanuric (sem clube)
  30. André Ayew (sem clube)
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo