InglaterraPremier League

Na última vez que o Manchester United empatou por 5 a 5…

O técnico Alex Ferguson se despediu do comando do Manchester United com um incrível empate por 5 a 5 com o West Bromwich, no The Hawthorns. Um resultado muito raro de acontecer em qualquer lugar do mundo – tanto que não acontecia no Campeonato Inglês há 29 anos. O próprio Manchester United não tinha um resultado como esse desde o século XIX. E isso depois de estar vencendo por 5 a 2.

O jogo parecia fácil, com o Manchester United abrindo 3 a 0 ainda no primeiro tempo, gols de Kagawa, Olsson (contra) e Büttner. Antes do intervalo, o placar já mostrava 3 a 1, gol de Morrisson. No segundo tempo, o West Brom diminiu novamente, desta vez com Lukaku. Quando o Manchester United ampliou novamente o placar, que apontava 3 a 2, para 5 a 2 com gols de Van Persie e Chicharito, o jogo parecia terminado. Mas ninguém avisou Lukaku, que fez mais dois gols, antes de Mulumbu empatar o jogo de maneira fantástica em um placar absurdo de 5 a 5.

O último 5 a 5 nas cinco grandes ligas (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França) foi em 8 de novembro de 2009, quando Lyon e Olympique de Marseille empataram por esse placar no Campeonato Francês. No Campeonato Inglês, a última vez que esse resultado aconteceu foi em 22 de setembro de 1984, quando o Queens Park Rangers empatou por 5 a 5 com o Newcastle. A última vez que o Manchester United empatou por esse placar, o mundo era muito diferente. Foi em novembro de 1895 contra o Lincoln, quando os dois times jogavam a segunda divisão inglesa. O Lincoln atualmente está na Conference National, equivalente à quinta divisão do país. São 117 anos desde a última vez. Naquela época, muita coisa era diferente:

– A Fifa ainda não tinha sido fundada. Só seria criada em 1904;

– Fazia apenas um ano que Charles Miller tinha trazido uma bola de futebol para o Brasil. A primeira partida seria disputada, entre amigos, em 1895;

– O Reino Unido ainda vivia o período Vitoriano. Quem governava o Reino Unido era Alexandrina Victoria, a rainha Victoria, que ficaria no poder até 1901;

– Botafogo e Flamengo (ambos de 1895) eram clubes recém-fundados, mas ainda não tinham futebol. Só viriam a ter em 1904 e 1912, respectivamente.

– Nunca havia sido disputado um torneio internacional de seleções. O primeiro foi a Olimpíada de Paris, em 1900.

– Quatro dos 20 clubes da atual edição da Premier League ainda não tinham sido fundados: Chelsea (1905), Norwich (1902), Swansea (1912), Wigan (1932)

O resultado, claro, não é o principal da partida, que teve homenagem ao histórico treinador. Depois do jogo, o treinador foi até os torcedores do Manchester United que foram ao estádio do West Brom e prestou uma homenagem a eles, agradecendo o apoio. Veja o vídeo desse momento:

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo