De 0 para R$ 6 bi! A bizarra batalha por transmissão do Mundial de Clubes
O torneio pode ser transmitido por mais de uma emissora no Reino Unido

A ITV quer transmitir as finais do Mundial de Clubes de graça, pois crê que a transmissão do torneio para um grande público britânico pode ser o suficiente para tentar a Fifa, de acordo com o jornal inglês “Telegraph”.
Entretanto, os direitos globais de transmissão já foram vendidos por 800 milhões de libras (quase R$ 6 bilhões) para o serviço de streaming “DAZN”, que teve direitos globais adquiridos pela SURJ Sports Investment, uma empresa sob os auspícios do Fundo de Investimento Público Saudita (PIF).
O novo formato do Mundial de Clubes, que consiste em 32 clubes de todo o mundo disputando um torneio durante um mês no meio do ano, é a tentativa de Gianni Infantino intrometer nos enormes acordos de televisão que deram tamanho peso para Champions League e Premier League nos últimos anos.
O acordo com a “DAZN” prometeu oferecer um serviço de streaming gratuito e, ao mesmo tempo, garante que a Fifa pague os devidos prêmios às equipes gigantes da Europa, como Real Madrid, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Manchester City e Chelsea.
Guerra de emissoras pelo Mundial de Clubes

Segundo o “Telegraph”, a ITV fez uma oferta de 0 libras para transmitir o torneio acreditando que o compromisso de investir em custos de produção, por si só, poderia dar aos jogos alguma projeção para um público mais amplo, o que seria suficiente para seduzir a Fifa.
A “DAZN”, por sua vez, está indecisa sobre sublicenciar os direitos dos jogos para uma emissora britânica. A plataforma de streaming espera que muitos torcedores britânicos façam login em seu próprio serviço para assistir aos jogos, principalmente aqueles envolvendo Manchester City e Chelsea.
Ela transmitirá todos os 63 jogos ao vivo e gratuitos do torneio que vai de meados de junho até a final em 13 de julho no MetLife Stadium em Nova Jersey.
Existe uma preocupação também com a ausência de acordos comerciais para o Mundial de Clubes. A Fifa quer sete parceiros, mas apenas a Coca-Cola foi anunciada com parceira oficial.