McLeish troca Escócia pelo Birmingham

O técnico Alex McLeish apresentou nesta terça-feira seu pedido de demissão da seleção escocesa, confirmou a federação do país (SFA). McLeish, que chegou perto da classificar a Escócia para a fase final da Eurocopa-2008, deve ser apresentado nesta quarta como novo treinador do Birmingham City. O clube já convocou uma entrevista coletiva.
“Estamos decepcionados por perder Alex”, declarou o presidente da SFA, Gordon Smith. “Ele enviou um pedido de demissão por escrito. É uma pena, porque já estávamos discutindo a melhora do contrato em termos de tempo e finanças. Ele foi um ótimo treinador para a Escócia e um grande bem para a federação”.
Segundo a BBC, a SFA deve receber cerca de € 1,4 milhão pela rescisão do contrato de McLeish, que ia até 2010. O Birmingham, por sua vez, havia sido indenizado em € 4,4 milhões pela saída de Steve Bruce para o Wigan Athletic, na última semana. O auxiliar de Bruce, Eric Black, também foi liberado para os Latics.
Ex-jogador da seleção escocesa, McLeish foi técnico do Rangers entre 2001 e 2006. Neste período, conquistou dois títulos do Campeonato Escocês, dois da Copa da Escócia e três da Copa da Liga Escocesa. Ele assumiu a Escócia em janeiro de 2007, depois de Walter Smith deixar a seleção para dirigir os Gers.