Inglaterra

Gerente ficou louco? Manchester United deve fazer saldão e até estrelas podem sair

Jogadores como Rashford e Casemiro podem sair; até Ten Hag pode deixar o Manchester United

2023/2024 é uma temporada para se esquecer no Manchester United. O time, que se reforçou com atletas como Rasmus Hojlund, Andre Onana e Sofyan Amrabat, sofreu com lesões e teve um desempenho muito aquém do esperando, sendo o lanterna de seu grupo na Champions League, e amargando no momento a sexta colocação da Premier League.

No começo deste ano, o clube teve 25% de suas ações adquiridas pelo empresário Sir Jim Ratcliffe, que chegou ao Manchester United enchendo a torcida de expectativas novamente, e disposto a liderar um choque de gestão. E de acordo com a BBC, as mudanças começarão com saídas de atletas, e alguns nomes já surpreendem.

Rashford tem chance de dar adeus

Uma das grandes revelações do United nos últimos anos, Marcus Rashford está na lista de possíveis saídas, segundo a emissora inglesa. Sem atuar com a mesma qualidade do ano passado, o atacante chegou recentemente a ser especulado como um possível substituto de Kylian Mbappé no Paris Saint-Germain. Porém, é difícil que ele saia, visto que mesmo no clube, ele possui prestígio, assim como Hojlund, Alejandro Garnacho e Kobbie Mainoo.

Jogadores como Onana, Diogo Dalot e Bruno Fernandes não estão na lista de dispensa do United. Mas dependendo de possíveis ofertas que possam chegar à mesa dos Red Devils, uma negociação não está descartada.

Por que o United quer fazer saldão?

Com os reforços que podem chegar, o United tem risco de estourar o Profit and Sustainability Rules (PSR), uma regra de fair play financeiro da Premier League. Como aconteceu com Everton e Nottingham Forest nesta temporada, a liga pune os times com a perda de pontos caso eles gastem mais do que o permitido, já considerando os gastos em salários com o atual elenco.

E justamente por isso é que o clube tem interesse de liberar alguns de seus principais astros. A reportagem afirma que os franceses Anthony Martial e Raphaël Varane, ambos em fim de contrato, devem se tornar agentes livres a partir de junho. E Amrabat, que chegou por empréstimo e não se destacou, voltará à Fiorentina para a próxima temporada.

Casemiro, que sofreu com lesões ao longo da temporada e já tem 32 anos, é um dos que tem contrato até 2025, mas poderá deixar o clube mancuniano. Christian Eriksen, que perdeu espaço no time, também deverá dar adeus. Já atletas como Scott McTominay e Harry Maguire recuperaram espaço nesta temporada, devem permanecer, exceto se uma oferta interessante aparecer.

Emprestados não devem voltar

Entre os emprestados, praticamente todos estão disponíveis para negociação. Donny Van de Beek, no Eintracht Frankfurt, e Hannibal Mejbri, no Sevilla, já têm situação encaminhada. Já Jadon Sancho é um mistério. Sem uma boa relação com o técnico Erik Ten Hag, o atacante foi emprestado ao Borussia Dortmund. Porém, outra venda esperada é a de Mason Greenwood. Vindo de bom desempenho no Getafe, o jogador pode ajudar o Manchester United a conseguir mais espaço para investimento no fair play financeiro, por conta do atleta de 22 anos ter sido formado nas categorias de base dos Red Devils.

Erik Ten Hag também pode dar adeus

E além de todos esses atletas, também existe a possibilidade de Erik Ten Hag deixar o time. O treinador, que fez o United gastar muito dinheiro em atletas como Casemiro, Hojlund e Antony, ainda não extraiu o melhor da equipe, e balança pela campanha decepcionante nesta temporada. Entretanto, caso os Red Devils consigam vencer o rival Manchester City na final da Copa da Inglaterra e por consequência assegurar uma vaga na Liga Europa, a situação pode ficar mais confortável para o holandês, que possui contrato até 2025, e foi recentemente procurado pela diretoria do Ajax.

Ainda não se sabe quais serão os reforços ou até mesmo se o United terá um novo treinador a partir da próxima temporada. Mas certamente o clube será um dos mais observados por especialistas, por conta das expectativas criadas para a formação do elenco em 2024/2025.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo