Copa da Liga InglesaInglaterra

United leva gol de jogador com idade para ser secundarista e só elimina Rochdale nos pênaltis

Se ainda faltava vexame ao Manchester United, não falta mais: o time de Ole Gunnar Solskjaer sofreu para vencer nos pênaltis o Rochdale, da terceira divisão, em sua estreia na Copa da Liga Inglesa, no Old Trafford. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, os Red Devils converteram todos seus pênaltis para avançar na competição nacional, nesta quarta-feira (25). Para tornar o placar ainda mais vergonhoso, o gol dos visitantes foi marcado por um garoto de apenas 16 anos.

[foo_related_posts]

Naturalmente, o time de Manchester dominou as ações da partida, acumulando 31 finalizações, embora apenas oito tenham ido a gol. Ainda assim, demorou para conseguir quebrar a barreira do Rochdale. A única verdadeira boa chance do primeiro tempo aconteceu aos 34 minutos, quando Greenwood acertou belo cruzamento para Pogba, sozinho, cabecear por cima do gol.

Aos sete minutos da segunda etapa, o Rochdale quase abriu o placar. Trabalhando a bola com uma qualidade que o time da casa não havia conseguido até então, a equipe da terceira divisão trocou passes precisos antes de deixar Callum Camps na frente do gol, com Romero já batido. O atacante esteve a centímetros de balançar a rede, mas Wan-Bissaka apareceu no último instante para salvar em cima da linha.

A espera foi longa, mas aos 23 minutos do segundo tempo, Greenwood, mais uma vez ele, deixou seu nome na ficha do jogo com um gol, depois de marcar contra o Astana, na semana passada, pela Liga Europa. Mostrando o faro artilheiro, bateu rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Robert Sanchez, para balançar a rede.

A dificuldade do United no terço final foi consequência de ataques desorganizados, de um time sem identidade ofensiva e, é claro, majoritariamente reserva, com apenas Wan-Bissaka e Paul Pogba, este voltando de lesão, de titulares. No entanto, nada que possa diminuir o vexame vivido pelos comandados de Solskjaer para sair com a classificação.

A frustração ofensiva era grande, mas ela se estendeu para a outra parte do campo quando, aos 31 minutos do segundo tempo, o lateral direito Luke Matheson apareceu dentro da área para completar cruzamento da esquerda com um belo chute e fazer 1 a 1.

Luke Matheson, de apenas 16 anos, autor do gol do Rochdale

O empate no placar levou a partida aos pênaltis, Romero defendeu cobrança de Jimmy Keohane, e o United converteu todas as suas cinco, com Mata, Andreas Pereira, Fred, Greenwood e James. Classificação assegurada, mas com um enorme gosto de derrota.

Matheson, autor do gol do Rochdale, faz 17 anos apenas em outubro. Tem idade para ser estudante secundarista, mas a vida quis que, na noite desta quarta, ele estivesse no gramado do Old Trafford, enfrentando o Manchester United pela Copa da Liga Inglesa. Mais improvável que sua presença em campo era que o lateral fizesse um gol contra o maior vencedor da Premier League, mas o United tomou seu próprio rumo inesperado desde 2013.

A história individual do garoto e a coletiva de um clube gigante em queda brusca convergiram para um conto de fadas pela metade para o Rochdale – e humilhação quase completa para os comandados de Solskjaer.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo