Inglaterra

‘Haaland’ da base do Manchester United faz 3 gols em 15 minutos em estreia

Chido Obi-Martin, ex-Arsenal, é comparado ao centroavante do rival Manchester City por suas características

O time sub-18 do Manchester United recebeu o Nottingham Forest pela Premier League da categoria neste sábado (26) e precisou de apenas 15 minutos para comprovar que tem uma das grandes promessas do futebol mundial neste momento.

O garoto Chido Obi-Martin, de apenas 16 anos, marcou um hat-trick em um terço do primeiro tempo logo em sua estreia pelo clube. A rede balançou pela primeira vez logo com 14 segundos, quando o centroavante superou o goleiro com facilidade após erro da defesa.

Cerca de quatro minutos depois, ele aproveitou outro vacilo, dessa vez depois de um adversário afastar mal um cruzamento, para completar para as redes. O show do dinamarquês foi finalizado ao bater de primeira com a perna esquerda, teoricamente a “errada”.

A etapa inicial terminou 5 a 0, e Obi-Martin ainda criou o quinto, quando driblou no meio-campo, arrancou pela direita e tocou para Ibragimov. O atacante terminou substituído ainda no intervalo e a partida terminou seis para o United.

— Não é difícil ver por que Obi-Martin é tão dominante neste nível. Embora ele ainda tenha apenas 16 anos, ele tem todos os atributos físicos para arrasar as defesas adversárias no nível sub-18. — escreveu o repórter Mark Critchley, do portal The Athletic.

Um fenômeno nas redes sociais por seus highlights, atualmente com mais de 300 mil seguidores no Instagram, o garoto dos Red Devils é comparado a Erling Haaland, do rival Manchester City, por suas características: é muito rápido mesmo com seus 1,88 m (podendo crescer mais), unindo isso a boa finalização e força.

Ele chegou de graça ao clube do Norte da Inglaterra após não chegar a um acordo para renovação com o Arsenal e sair de graça em julho. A estreia foi adiada até hoje por conta de burocracias do Campeonato Inglês.

10 gols em um jogo: a trajetória de Obi-Martin

Nascido na cidade Glostrup, próximo à capital Copenhague, Obi-Martin iniciou a trajetória no esporte no Kjobenhavns Boldklub e, com apenas 14 anos, já recebeu a proposta para se mudar para Londres.

Na estreia nos Gunners, ele fez igual a pelo United: marcou um hat-trick frente ao sub-18 do Southampton em setembro de 2023, com 15 anos, impressionando o técnico da categoria Jack Wilshere e “esquentando” para o que viria pela frente.

Em novembro do mesmo ano, o Liverpool sub-16, com um jogador de linha no gol por conta de uma lesão, foi castigado pelo dinamarquês com inacreditáveis 10 gols na vitória por 14 a 3.

Apesar do contexto altamente favorável, Chido fez belos gols contra os Reds, limpando defensores ou mostrando uma frieza absurda para finalizar. Essa “descida” de categoria só aconteceu pela ausência de jogos entre os mais velhos.

Cerca de cinco meses depois, em abril deste ano, o Norwich sub-19 entendeu exatamente o que o Liverpool passou ao perder por 9 a 0, tomando sete de Obi. Semanas antes, o West Ham tinha sofrido cinco do atacante.

O desempenho absurdo na base rendeu repercussões e Mikel Arteta, técnico do Arsenal, não ficou alheio a isso. Chamou o garoto para treinar com o profissional e o encheu de elogios, conforme relatou o dinamarquês.

— Eu treinei seis vezes com a equipe principal, então conversamos [com Arteta], mas não foi nada de mais. [Arteta] só me elogia o tempo todo e diz coisas boas, então é muito legal. Claro que isso me enche de orgulho — disse.

Filho de mãe dinamarquesa, o jovem defendeu o país escandinavo nas categorias sub-16, 17 e 18, enquanto também passou pela Inglaterra sub-16. Por ter pai nascido na Nigéria, a nação africana pode ser outra possibilidade ao atacante.

Completando 17 anos no fim do próximo mês, Obi-Martin poderá assinar seu primeiro contrato profissional pelo Manchester United. Não deve demorar para que ele queime etapas, como faz agora, e seja chamado pelo técnico Erik Ten Hag para integrar o time principal.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo