Inglaterra

Manchester United é primeiro clube em coalizão de empresas contra a homofobia

Você já deve ter percebido que, de vez em quando, clubes da Premier League usam cadarços ou braçadeiras de capitão com as cores do arco-íris. Faz parte da campanha Rainbow Laces, da instituição de caridade Stonewall, uma das mais importantes organizações que buscam atacar os problemas da homofobia e conscientizar as pessoas em relação a questões LGBT. Agora, a Stonewall tem um parceiro de peso na luta contra esse tipo de preconceito em um âmbito tão machista quanto o futebol: o Manchester United.

LEIA MAIS: O pé do especialista: os 22 gols de Scholes de fora da área na Premier League

Os Red Devils, que em 2013 recusaram-se a participar da Rainbow Laces, alegando que não haviam sido adequadamente consultados, farão parte de uma coalizão chamada Team Pride, que envolve importantes empresas que ajudam a “formar opiniões, compartilhar práticas melhores e influenciar comportamentos”, além de apoiar “torcedores, jogadores e todos os envolvidos no esporte em questões de homofobia e discriminação”. Está ao lado de 02, Adidas, Aviva, Visa, Sky Sports, AoN, Pitch e Premier League.

“O apoio do Manchester United significa que podemos alcançar milhões de torcedores de futebol, aqui (no Reino Unido) e ao redor do mundo, para encorajá-los a fazer sua parte para as pessoas se sentirem mais bem-vindas no esporte”, afirmou a executiva-chefe da Stonewall, Ruth Hunt.”É crucial que organizações como o Manchester mostrem que elas não apenas abrem os braços para o povo LGBT, mas estão ativamente liderando a mudança. No momento, muitos LGBTs querem fazer parte do esporte, como torcedores ou jogadores, mas o comportamento de uma minoria pode fazer com que se sintam inseguros, indesejados ou incapazes de serem eles mesmos”.

O clube já havia participado da conferência anual da Team Pride, ano passado, e ofereceu Old Trafford para ser sede da cúpula da Rainbow Laces, um evento com discursos e workshops sobre a inclusão do público LGBT que será realizado no final deste ano. Apesar de o futebol já estar representado pela Premier League na parceria com a Stonewall, o Manchester United é o primeiro clube de futebol a fazer parte da coalizão.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo