Qual a participação do Manchester City no retorno da banda Oasis
Liam Gallagher, um dos fundadores da banda, prometeu voltar a tocar caso os Citizens fossem campeões da Europa -- o que aconteceu em 2023
Uma das maiores bandas da história do rock britânico, o Oasis está de volta. O anúncio foi feito nessa terça-feira (27). O grupo estava separado desde 2009, devido a diversos desentendimentos entre os irmãos e líderes da banda, Liam e Noel Gallagher, e agora retornam para 14 shows no Reino Unido e na Irlanda em 2025.
Os fãs da banda, assim como quem acompanha o Manchester City no futebol inglês, sabem da ligação e da paixão dos irmãos pelo clube, iniciada desde que eles eram garotos no subúrbio da cidade ao norte da Inglaterra.
E dá para dizer que até os Citizens têm participação no retorno do grupo de rock.
Sempre demonstrando sua paixão pelo time, Liam Gallagher confirmou a um fã no então Twitter (hoje X), em maio de 2023, que estava “pronto” para um retorno do Oasis em caso de título europeu do clube inglês.
— Oasis retornará se o Manchester City vencer a Champions League? É uma possibilidade? — escreveu um perfil, que recebeu o retorno de Liam: — Estou pronto para isso — respondeu.
Dias depois, reafirmou em post posteriormente deletado que ligaria para o irmão para trazer o Oasis de volta se Manchester City levasse a Champions.
— Se o Manchester City ganhar a Champions League, eu ligo para o meu irmão e trago a porra da banda de volta — escreveu Liam.
Noel não é menos apaixonado que Liam quando falamos dos azuis de Manchester. Na mesma época, ao site oficial do time, afirmou que faria um show de cueca com sua então banda, High Flying Birds, se conquistassem a Europa pela primeira vez com três gols do atacante Erling Haaland.
O hat-trick do norueguês não chegou, mas o inédito título da Champions aos Citizens aconteceu em 10 de junho do ano passado, 1 a 0, gol de Rodri, em cima da Internazionale.
No dia do título, Noel foi flagrado comemorando com torcedores em um bar, cantando o hit do Oasis “Don’t Look Back In Anger”, música que é também é entoada no Etihad Stadium quase todas as partidas e já viralizou na voz de Pep Guardiola, em 2021, quando celebrava o título inglês com um charuto na boca.
Já o elenco citizen celebrou a conquista europeia no vestiário ao som de “Wonderwall”, maior sucesso da banda e também um dos hinos da torcida.
Infelizmente para os torcedores do City, o Oasis não tocará no Etihad Stadium no ano que vem porque o estádio estará em reformas para ampliação da capacidade. O Heaton Park foi escolhido para receber o show da banda, segundo o jornalista britânico Mike Keegan.
Relação entre irmãos Gallagher e Manchester City é muito antes dos milhões de Abu Dhabi
Nascidos nos anos 60 e 70, os irmãos filhos de irlandeses cresceram em um bairro pobre e operário em Manchester, onde sempre apoiaram o time e frequentavam o Maine Road, que casa do City por 80 anos.
À época, os Citizens eram apenas o “primo pobre” em comparação ao gigante rival United. Mesmo assim, os Gallagher jamais deixaram de apoiar e demonstrar sua torcida pelo clube, especialmente depois da fama.
Além de várias declarações públicas exaltando a equipe do coração, eles colocaram uma fotografia do ex-jogador Rodney Marsh, dos anos 70, na capa do primeiro álbum do Oasis, “Definetely Maybe”.
Estourando nos anos 90, enquanto o City alternava entre a primeira e a terceira divisão, a banda lotou o Maine Road em dois shows históricos, no qual os ingressos eram comercializados com os irmãos e o baixista Paul McGuigan vestidos com o uniforme do clube sentados nas arquibancadas do estádio.
Hoje, tudo mudou. O modesto time de Manchester ganhou o protagonismo nacional e europeu a partir de 2008 com a compra do grupo de investimento Abu Dhabi United Group, presidido pelo membro da família real dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan.
O Oasis acabou um ano depois da aquisição que mudou a história dos Citizens. Desde o último show da banda, em agosto de 2008, até hoje, o Manchester City somou 1.252 pontos, mais do que qualquer outro time da Premier League, segundo levantamento do OptaJoe.
Os irmãos se tornaram figurinha repetida nas arquibancadas, também nos gramados nas comemorações de títulos ao lado de Guardiola e outros. De volta ao clube na última semana, Gundogan revelou que Noel Gallagher o disse: “Volta para casa, irmão”.