Inglaterra

Por que o City definiu craque do Barcelona como substituto ideal para De Bruyne

Craque belga tem contrato com os Citizens até o final da temporada e pode não permanecer no clube inglês no segundo semestre

Na última semana, a imprensa europeia se agitou com a possibilidade do Manchester City contratar o meia Pedri do Barcelona. Segundo informações do “Marca”, o clube inglês estaria disposto a investir 100 milhões de euros (R$ 620 milhões) na contratação do jovem de 22 anos.

Preocupado com o futuro da equipe e disposto a gastar altas cifras para renovar o elenco, a diretoria dos Citizens segue mirando em jovens com potencial para qualificar seu time.

Na última janela de transferências, o clube gastou 212 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão) para trazer Marmoush, Khusanov, Vitor Reis e Nico González. Logo, dinheiro parece não ser um problema para a equipe de Guardiola, que passa pelo seu pior momento desde que chegou ao time.

Parte dos principais jogadores do time como Bernardo Silva, Gundogan, Kovacic e De Bruyne estão com mais de 30 anos e já não entregam mais a mesma intensidade de outrora.

O comandante do Manchester City sabe que precisará de sangue novo para manter a competitividade do seu time na próxima temporada. Neste cenário, Pedri é visto como o substituto ideal para o craque belga, que pode sair do clube inglês em breve.

O contrato de De Bruyne junto aos Citizens termina ao final desta temporada e ainda não há definição de renovação por parte do jogador. A expectativa é que o jogador deixe o Eithad Stadium no segundo semestre deste ano.

Mais novo e mais presente em campo

Pedri executa uma função no Barcelona muito parecida com a de De Bruyne no Manchester City. Ambos são meias responsáveis por fazer o jogo de suas respectivas equipes girar para criar chances de gol.

A diferença está no raio de atuação da dupla durante os jogos. Por ser mais experiente e com menos atribuições defensivas do que o espanhol, o belga aparece em menos locais em campo, atuando mais na faixa ofensiva do gramado. Pedri, em contrapartida, parece se multiplicar, contribuindo com a fase defensiva, de construção e chegando para finalizar.

Mapa de calor de Kevin de Bruyne na temporada

Mapa de atuação em campo de Pedri ao longo do ciclo 2024/2025
Mapa de atuação em campo de Pedri ao longo do ciclo 2024/2025. Imagem: Sofascore

Acima, o mapa de calor média da temporada de Kevin De Bruyne. O jogador do Manchester City figura na faixa intermediária do campo e pouco contribui na fase defensiva do jogo, limitando-se a buscar espaços entrelinhas para dar passes ou chegar para finalizar.

Mapa de calor de Pedri na temporada

Mapa de atuação em campo de Pedri ao longo do ciclo 2024/2025
Mapa de atuação em campo de Pedri ao longo do ciclo 2024/2025. Imagem: Sofascore

Pedri também aparece na maior parte do tempo no campo de ataque, no entanto, marca sua presença na defesa, ajudando a equipe de Hansi Flick com desarmes para iniciar contra-ataques e sendo mais intenso em suas áreas de atuação.

A questão da idade dos jogadores é outro fator importante que ajuda a explicar o porquê do jogador do Barcelona parecer mais intenso do que De Bruyne atualmente. O meia belga tem 33 anos, tendo 11 de diferença em relação ao jogador Blaugrana, que tem 22.

Em um esporte cada vez mais físico e rápido, a questão da idade pesa, já que com o passar dos anos, atletas mais experientes tendem a participar de menos fases das partidas.

Pedri é visto como nome ideal para substituir Kevin de Bruyne no Manchester City
Pedri é visto como nome ideal para substituir Kevin de Bruyne no Manchester City. Foto: Imago

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Comparativo entre Pedri e De Bruyne

Pedri marcou cinco gols e deu sete assistências em 44 jogos nesta temporada — o meia do Barcelona perdeu apenas uma partida durante o ciclo por conta de uma gripe estomacal.

Peça fundamental no esquema de jogo de Hansi Flick, o ex-jogador do Las Palmas é um dos melhores meias do cenário europeu e um dos principais ativos no atual elenco Blaugrana.

De Bruyne, por sua vez, marcou quatro gols e deu as mesmas sete assistências, mas em 31 jogos. Com 13 partidas a menos do que o meia do Barcelona, o astro do Manchester City teve praticamente os mesmos números.

Não fosse pela questão física, o belga poderia ter mais participações em gols do que o meia espanhol. No entanto, a questão física impede o astro do City de suportar a alta carga de jogos da temporada.

EstatísticaPedriKevin De Bruyne
Precisão de passes88%84%
Chances criadas5041
Gols54
Precisão nos lançamentos68%69%
Dribles certos3010
Desarmes255
Assistências77
Finalizações2137
Gols esperados (XG)1,962,64

Fonte: Fotmob

Barcelona rechaça possibilidade de vender ao City

A informação de que o Manchester City estaria interessado em contratar Pedri causou surpresa a alta cúpula do Barcelona. Joan Laporta e seus conselheiros deixaram clara a postura do clube em não vender o jogador, independente da quantia oferecida.

A diretoria catalã, inclusive, negou ter recebido qualquer comunicação do time inglês em relação a um possível interesse dos Citizens pelo jovem meia. Internamente, tal abordagem não seria nenhuma surpresa tendo em vista a qualidade do jogador e a necessidade dos ingleses em encontrar um substituto pata De Bruyne.

Outro fator que tranquiliza a diretoria do Barcelona é que Pedri não pensa em sair do clube e está feliz com sua posição na equipe de Hansi Flick. Torcedor declarado do Barça, o meia de 22 anos sempre sonhou em jogar pelos culés e quer se manter na equipe por mais tempo.

— Imaginei isso desde pequeno, e a realidade sempre supera os sonhos. Estou muito feliz em renovar e prolongar esse sonho. Agora, tenho que dar tudo de mim e continuar ganhando títulos. Assinar é a coisa mais linda que me aconteceu em muito tempo, e estou feliz de estar onde mais amo — disse Pedri em entrevista coletiva ao renovar seu contrato com o Barcelona.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo