Inglaterra

Textor sorri! Manchester City deixa título escapar com teimosia de Guardiola e ex-United voando

Crystal Palace vence seu primeiro título da Copa da Inglaterra com 'jogo da vida' de goleiro

O Manchester City voltou a campo neste sábado (17) para decidir um título: a final da FA Cup. Diante do Crystal Palace, em Wembley, o time de Pep Guardiola saiu derrotado por 1 a 0.

Este foi o primeiro título da Copa da Inglaterra para os Eagles. O clube londrino tem John Textor, dono do Botafogo e do Lyon, como um dos seus donos.

Entre os brasileiro dos dois times, Savinho começou como titular pelos Citizens. Ederson e o luso-brasileiro Matheus Nunes ficaram no banco, assim como Vitor Reis. Matheus França, pelo Palace, não foi relacionado.

Título do Crystal Palace nas mãos de ex-United

O grande nome que decidiu o resultado da FA Cup foi Dean Henderson, goleiro constantemente convocado para a seleção inglesa e revelado pelas categorias de base do Manchester United.

Foram três defesas cruciais no primeiro tempo, incluindo um pênalti impedido na cobrança de Marmoush, que garantiu que o time de Guardiola não conseguisse abrir o placar.

Henderson contra o Manchester City (Foto: Imago)
Henderson contra o Manchester City (Foto: Imago)

Henderson ainda foi protagonista de polêmica sobre sua possível expulsão em um lance em que toca na bola com a mão fora da área, sendo o último jogador que Haaland enfrentaria antes de chegar ao gol.

A defesa de pênalti na final da FA Cup, inclusive, foi a nona da carreira do goleiro em 22 oportunidades. Mais do que isso, ele defendeu quatro das últimas oito cobranças que enfrentou.

O aproveitamento de Henderson defendendo pênaltis é um dos melhores em todo o futebol europeu: seus 41% estão cerca de 20% acima da média dos demais goleiros no quesito.

O Palace, que já começou vencendo aos 16 minutos com gol de Eze em um contra-ataque, teve poucas chances ao longo do jogo e dependeu dos milagres do seu goleiro. Houve ainda um segundo gol, de Muñoz, anulado por impedimento.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A teimosia de Guardiola no Manchester City

Antes mesmo da partida, Pep Guardiola já vinha recebendo críticas por sua escalação inicial. Mais uma vez, o treinador mandava a campo uma equipe sem volantes e com um meio-campo muito agressivo.

De Bruyne lamenta no Manchester City
De Bruyne lamenta no Manchester City (Foto: Imago)

Bernardo Silva e De Bruyne foram os dois “volantes” do 4-2-3-1 do City, com Marmoush como “camisa 10”. Isso rendeu comparações à final da Champions League da temporada 2020/21, contra o Chelsea, que Pep também ousou com um meio ofensivo.

— Na última vez que o Manchester City jogou uma final sem um meio-campista defensivo titular, todos nós sabemos o que aconteceu. Guardiola com a mesma escalação novamente depois de falar que teve uma ideia, assim como fez naquela Champions League contra o Chelsea — lembrou um torcedor.

Isso fez com que, apesar de ter criado oportunidades, o City sofresse em ocasionais contra-ataques, mas também não tivesse grande fiscalidade no meio para ser agressivo com corridas à área ou ultrapassagens, dada a lentidão de Bernardo Silva e De Bruyne.

Guardiola acabará sua primeira temporada sem título desde que chegou ao Manchester City, em 2016/17, quando acabou em terceiro na Premier League e não teve nenhuma conquista.

O Manchester City volta a campo já na terça-feira (20), diante do Bournemouth, para seguir sua luta para se manter entre os quatro primeiros da Premier League. A partida será no Etihad Stadium às 16h no horário de Brasília.

Já o Crystal Palace também volta a campo pela Premier League no mesmo dia e horário, mas para enfrentar o Wolverhampton. A equipe segue no meio da tabela e já não tem outras disputas no campeonato.

Foto de Guilherme Ramos

Guilherme RamosRedator

Jornalista pela UNESP. Escreveu um livro sobre tática no futebol e, na Trivela, escreve sobre futebol nacional, internacional e de seleções. Passagens por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e Premier League Brasil.
Botão Voltar ao topo