Textor sorri! Manchester City deixa título escapar com teimosia de Guardiola e ex-United voando
Crystal Palace vence seu primeiro título da Copa da Inglaterra com 'jogo da vida' de goleiro

O Manchester City voltou a campo neste sábado (17) para decidir um título: a final da FA Cup. Diante do Crystal Palace, em Wembley, o time de Pep Guardiola saiu derrotado por 1 a 0.
Este foi o primeiro título da Copa da Inglaterra para os Eagles. O clube londrino tem John Textor, dono do Botafogo e do Lyon, como um dos seus donos.
Entre os brasileiro dos dois times, Savinho começou como titular pelos Citizens. Ederson e o luso-brasileiro Matheus Nunes ficaram no banco, assim como Vitor Reis. Matheus França, pelo Palace, não foi relacionado.
Título do Crystal Palace nas mãos de ex-United
O grande nome que decidiu o resultado da FA Cup foi Dean Henderson, goleiro constantemente convocado para a seleção inglesa e revelado pelas categorias de base do Manchester United.
Foram três defesas cruciais no primeiro tempo, incluindo um pênalti impedido na cobrança de Marmoush, que garantiu que o time de Guardiola não conseguisse abrir o placar.

Henderson ainda foi protagonista de polêmica sobre sua possível expulsão em um lance em que toca na bola com a mão fora da área, sendo o último jogador que Haaland enfrentaria antes de chegar ao gol.
A defesa de pênalti na final da FA Cup, inclusive, foi a nona da carreira do goleiro em 22 oportunidades. Mais do que isso, ele defendeu quatro das últimas oito cobranças que enfrentou.
Excluding shootouts, Dean Henderson has now saved four of the last eight penalties he has faced.
◉ SAVED Declan Rice's penalty
◉ SAVED Harry Kane's penalty
◉ SAVED Youri Tielemans' penalty
◉ SAVED Omar Marmoush's penaltyA HUGE moment at Wembley. 🧤 pic.twitter.com/3wOLEp4ot5
— Squawka (@Squawka) May 17, 2025
O aproveitamento de Henderson defendendo pênaltis é um dos melhores em todo o futebol europeu: seus 41% estão cerca de 20% acima da média dos demais goleiros no quesito.
O Palace, que já começou vencendo aos 16 minutos com gol de Eze em um contra-ataque, teve poucas chances ao longo do jogo e dependeu dos milagres do seu goleiro. Houve ainda um segundo gol, de Muñoz, anulado por impedimento.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
A teimosia de Guardiola no Manchester City
Antes mesmo da partida, Pep Guardiola já vinha recebendo críticas por sua escalação inicial. Mais uma vez, o treinador mandava a campo uma equipe sem volantes e com um meio-campo muito agressivo.

Bernardo Silva e De Bruyne foram os dois “volantes” do 4-2-3-1 do City, com Marmoush como “camisa 10”. Isso rendeu comparações à final da Champions League da temporada 2020/21, contra o Chelsea, que Pep também ousou com um meio ofensivo.
— Na última vez que o Manchester City jogou uma final sem um meio-campista defensivo titular, todos nós sabemos o que aconteceu. Guardiola com a mesma escalação novamente depois de falar que teve uma ideia, assim como fez naquela Champions League contra o Chelsea — lembrou um torcedor.
The last time Manchester city played a final without starting a defensive midfielder we all know what happened.
Guardiola with the same line up again after speaking about having an idea just like he did in that Champions League against Chelsea.— KEY-MAN (@lusikyalusi) May 17, 2025
Isso fez com que, apesar de ter criado oportunidades, o City sofresse em ocasionais contra-ataques, mas também não tivesse grande fiscalidade no meio para ser agressivo com corridas à área ou ultrapassagens, dada a lentidão de Bernardo Silva e De Bruyne.
Guardiola acabará sua primeira temporada sem título desde que chegou ao Manchester City, em 2016/17, quando acabou em terceiro na Premier League e não teve nenhuma conquista.
O Manchester City volta a campo já na terça-feira (20), diante do Bournemouth, para seguir sua luta para se manter entre os quatro primeiros da Premier League. A partida será no Etihad Stadium às 16h no horário de Brasília.
Já o Crystal Palace também volta a campo pela Premier League no mesmo dia e horário, mas para enfrentar o Wolverhampton. A equipe segue no meio da tabela e já não tem outras disputas no campeonato.