Copa da Liga InglesaInglaterra

Manchester City e Tottenham terão dois mil torcedores cada na final da Copa da Liga Inglesa

Jogo será um dos eventos-teste para o retorno seguro do público no Reino Unido e servirá para coleta de dados científicos

Na semana em que deu ao mundo imagens de esperança com a reabertura de pubs, lojas e academias após o lockdown e o avanço de seu programa de vacinação, a Inglaterra tem novidades também para o esporte. Como parte de uma série de eventos-teste, a final da Copa da Liga Inglesa entre Manchester City e Tottenham, no Estádio de Wembley, receberá público reduzido, e a divisão de ingressos acaba de ser anunciada.

Ao todo, oito mil pessoas são esperadas nas arquibancadas do Wembley para a final da competição, marcada para 25 de abril. Cada um dos clubes receberá dois mil ingressos para revender a seus torcedores, e outros quatro mil bilhetes restantes serão distribuídos entre grupos incluindo moradores locais e funcionários do NHS, o serviço nacional de saúde.

Um protocolo restrito será implementado para garantir a segurança do evento. Os torcedores precisarão apresentar um teste PCR negativo para a Covid-19 o mais próximo possível da data do jogo e realizar um outro teste cinco dias após a partida. Além disso, pouco antes de entrarem no Wembley, precisarão passar por um novo teste rápido em uma instalação próxima do estádio.

Os torcedores do City que vivem em Manchester e farão a viagem até o Reino Unido precisarão apresentar o resultado negativo do teste inicial até mesmo para poderem embarcar em uma das duas opções de transporte público que serão disponibilizadas para ir à capital.

De acordo com a BBC, torcedores com menos de 18 anos não serão permitidos no estádio, enquanto pessoas clinicamente vulneráveis e gestantes foram desencorajados de ir ao jogo.

Dados do Our World in Data mostram porcentagem da população que já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Reino Unido tem quase a metade de sua população com ao menos uma dose

Segundo a Sky Sports, um sistema de testagem parecido deverá ser utilizado também para a semifinal da Copa da Inglaterra entre Leicester e Southampton, já neste domingo. O duelo, no entanto, terá apenas quatro mil espectadores, todos eles moradores locais da região em torno do Wembley ou trabalhadores da linha de frente também das proximidades.

A final da Copa da Liga Inglesa faz parte de um programa de avaliação do governo britânico sobre a viabilidade de eventos com grande público, com o objetivo de estudar riscos associados com as rotas de transmissão da Covid-19, características de eventos e atividades em seu entorno e o quanto medidas de atenuação podem de fato combater os riscos. Neste sentido, os presentes precisarão assinar um formulário de consentimento.

Além da decisão da Copa da Liga Inglesa e da semifinal da Copa da Inglaterra entre Leicester e Southampton, a final da FA Cup, em 15 de maio, também deverá receber espectadores, mas em número maior: 21 mil pessoas. Os três duelos fazem parte de uma série de eventos esportivos e artísticos que deverão servir para coletar dados científicos sobre como os eventos com público podem ser retomados gradativamente de forma segura no Reino Unido.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo