InglaterraPremier League
Tendência

Mount vai usar a 7 em Manchester e terá de lidar com maldição recente

Lista de jogadores que tentou usar a lendária camisa dos Red Devils e fracassou só aumenta nos últimos anos

Todo time tem aquele número que ficou marcado e acabou virando xodó dos torcedores. É o caso da 10 no Santos e no Flamengo, da 8 no Corinthians e do 7 no Palmeiras. E lá fora os clubes e torcedores também se apegam à numeração e acabam dando alguma mística a ela. E talvez a mais famosa dessas místicas seja a do número 7 no Manchester United. Numeração que será ocupada, a partir da próxima temporada, por Mason Mount, novo reforço dos Red Devils para a temporada.

O meia chega a Old Trafford como maior contratação da temporada até agora pelos Red Devils e, de cara, terá uma responsabilidade tremenda. A 7 é lendária no United há décadas. Já pertenceu a lendas do clube como Eric Cantona, David Beckham e Cristiano Ronaldo. Ultimamente, no entanto, tem dado mais dores de cabeças do que alegrias não só à torcida do United, mas também a quem a usa.

A maldição recente do 7 em Manchester

Desde o final da primeira passagem de Cristiano Ronaldo pelo United, no entanto, a camisa 7 dos Red Devils parece estar amaldiçoada. Foram diversos jogadores a vestí-la, a maioria atletas que chegaram com peso ao clube, e simplesmente nenhum deles conseguiu corresponder — nem mesmo CR7, em sua segunda e frustrante passagem.

Em mais uma coincidência numérica, Mount será justamente o sétimo jogador diferente a usar a 7 desde a primeira passagem de Cristiano Ronaldo. A escolha pelo número mostra personalidade, mas coloca no meio-campista um peso que para os jogadores recentes que a vestiram foi alto demais e custou a passagem deles por Manchester.

Vestiram a 7 após a primeira passagem de Cristiano Ronaldo, além do próprio em seu retorno:

  • Edinson Cavani
  • Alexis Sanchez
  • Memphis Depay
  • Angel Di Maria
  • Antonio Valencia
  • Michael Owen

Todos esses jogadores até tiveram seus momentos, vez ou outra, com a camisa dos Red Devils. Mas nunca passaram nem perto de cumprir com toda a expectativa em cima de suas chegadas. Valencia, por exemplo, chegou a desistir de usar a 7 e passou a usar a 25 por conta do peso que sentiu.

Di Maria e Depay chegaram cheios de expectativa — o primeiro, já como craque mundial, enquanto o segundo desembarcou em Manchester como promessa gigantesca — e não chegaram nem perto de cumprir. Saíram do United sem deixar saudades e com a passagem pelo clube inclusive se tornando ponto negativo de suas respectivas carreiras.

Sanchez chegou do Arsenal como aquele reforço que não apenas é aclamado pelo que faz dentro de campo, mas também por enfraquecer um rival direto com sua saída. Bem, torcedores do United não sentem nenhuma saudade do chileno, que não conseguiu chegar nem perto de suas passagens por Arsenal e Udinese, por exemplo, em seu tempo em Manchester.

Destes, talvez, Cavani tenha sido o que mais se destacou — mas mesmo assim, teríamos que dar uma forçada no termo destaque, já que ele terminou sem fazer nada demais. E por fim Owen, que muita gente nem lembra que jogou no United, o que já é auto explicativo sobre seu fracasso em Manchester vestindo a camisa 7.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

É só um número, mas não é só um número

Para muitos, sim, é só um número. Mas quando falamos de esportes, principalmente de futebol, esse tipo de “superstição” não só faz sentido, como faz bastante diferença. Além do que possa passar na cabeça dos jogadores, para os torcedores é muito simbólico usar a 7 do United. E há cobranças em cima disso.

Com o anúncio de que Mount usará a 7, a torcida do United na internet acordou e começou a se mexer. Não é difícil encontrar torcedores nas redes que falam sobre atletas que MERECEM OU NÃO vestir o número, o colocando realmente como uma prova de realeza em Manchester. E aí que pesa para tanta gente.

Mount tem bola para ser muito querido em Manchester, chega na equipe podendo suprir problemas na criação ao dividir a responsabilidade com Bruno Fernandes — que, inteligentemente, veste a 8 e não é cobrado por sua numeração. Mas o meio-campista inglês terá sim de se adaptar a cobranças que já começarão antes mesmo dele pisar em campo.

Como diria o tio Ben, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Resta saber se Mount estará preparado para lidar com as suas.

Foto de Leonardo Sacco

Leonardo SaccoCoordenador de conteúdo

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, fez categorias de base na TV Gazeta, Olheiros e Impedimento. Se profissionalizou no Yahoo e desde junho de 2023 é coordenador de conteúdos editoriais da Trivela.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo