Porque o Tottenham e não o Barcelona? A pergunta de milhões foi feita a Lucas Bergvall, que respondeu sucintamente
Lucas Bergvall admite não ter sido fácil dizer 'não' ao Barcelona, mas se disse feliz e em paz com a escolha pelo Tottenham
Mais títulos, mais torcida, mais camisa, mais tradição. Em todos esses quesitos, o Barcelona leva a melhor sobre o Tottenham com certa folga. No entanto, se no passado os jogadores escolhiam se transferir para os clubes por conta dos aspectos citados acima, nos dias de hoje se tornou muito mais comum a opção pelo chamado melhor projeto e/ou plano de carreira. Pois bem, o exemplo mais recente disso aconteceu na semana passada, quando meio-campista sueco Lucas Bergvall, de 18 anos, preferiu os Spurs ao time catalão.
O Barcelona vinha negociando a compra de Lucas Bergvall durante a janela de janeiro e, inclusive, já havia chegado a um acordo com o Djugarden, da Suécia, para contratar o jovem. No entanto, tudo mudou quando o Tottenham entrou na parada. A possibilidade de jogar na Premier League mexeu com o garoto, que ainda recebeu um ’empurrãozinho’ do compatriota Dejan Kulusevski. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o atacante dos Spurs ligou para Bergvall com intuito de convencer a joia a se juntar ao clube londrino. E ele teve sucesso na tentativa. Afinal, a promessa escolheu o futebol inglês e o Tottenham como próxima casa.
Após movimentar os últimos dias da janela de transferências deste início de ano, Lucas Bergvall quebrou o silêncio e explicou porque escolheu o Tottenham em detrimento do Barcelona. Na verdade, ele não entrou muito em detalhes sobre a opção, porém admitiu não ter sido fácil dizer “não” aos Culés.
– Me sinto melhor agora. Ambos os clubes são incríveis. Foi uma decisão muito difícil para mim, foi 50-50 durante muito tempo, mas senti que o próximo passo para mim era o Tottenham. Não foi muito fácil dizer não ao Barcelona, demorei muito tempo a decidir. Foi uma decisão difícil -, afirmou Lucas Bergvall em entrevista ao jornal sueco “Sportbladet”.
Quando questionado se conversou com Kulusevski antes de escolher o Tottenham, Bergvall disse: “Conversamos um pouco antes. Em geral, como funciona o clube, como funciona, como treina, como são os dias. Não foi uma conversa persuasiva como isso. Ele apenas disse que o clube era ótimo e eu percebi isso quando cheguei lá. Tive uma recepção incrível, é um clube muito familiar, mas com pessoas incríveis”.
O meia esteve nas dependências do Tottenham no último dia 29 de janeiro, conversou com o presidente Daniel Levy e ficou entusiasmado com o primeiro grande desafio de sua carreira.
Quando Lucas Bergvall se juntará ao Tottenham?
Como citado, o Tottenham venceu a corrida pela contratação de Lucas Bergvall. A jovem promessa sueca, que atualmente defende o Djugarden, custará 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 53 milhões na cotação atual) aos Spurs e se juntará ao elenco comandado pelo técnico Ange Postecoglou apenas em 2024/25.
Lucas Bergvall começou sua carreira no IF Brommapojkarna e estreou no time principal aos 16 anos de idade. Ingressou no Djurgarden em dezembro de 2022 e, na atual temporada, fez apenas uma partida pelo clube, que disputou as eliminatórias da Conference League. No dia 12 de janeiro deste ano, a joia do Tottenham debutou pela Seleção Sueca (profissional) contra a Estônia, em um amistoso internacional.
Em virtude da pouca idade e da falta de experiência na Premier League, a tendência é que Bergvall tenha um começo cauteloso no Tottenham de Ange Postecoglou. O técnico australiano já mostrou que gosta de trabalhar com jovens, porém tudo tem seu tempo. O enorme talento da promessa sueca está em boas mãos e o estrago (nos adversários) tem tudo para ser grande.



