EuropaInglaterraLeste EuropeuLiga Europa

Liverpool luta demais, mas o milagre contra o Zenit não vem

Pode até ser outro fracasso no infeliz histórico recente do Liverpool, mas ao menos a torcida em Anfield teve motivos para se orgulhar do empenho do time nesta quinta-feira. Mesmo precisando de quatro gols sobre o Zenit para buscar a classificação às oitavas de final da Liga Europa, os Reds não se entregaram. A vitória por 3 a 1, no entanto, não foi suficiente por conta do gol marcado fora de casa pelos russos, que ficam carimbam o passaporte.

O Liverpool foi a campo com o time completo, pressionando desde os primeiros instantes em busca do gol. A postura ofensiva da equipe de Brendan Rodgers, no entanto, deu brecha para que o Zenit abrisse o placar aos 17 minutos. Jamie Carragher cometeu falha bisonha no campo de defesa, perdendo a bola para Hulk. O brasileiro avançou com o caminho livre até a área e tocou na saída de Pepe Reina para marcar.

O banho de água fria não abalou os Reds, que igualaram o placar aos 28 minutos. Luis Suárez cobrou falta no meio da barreira e conseguiu vencer Malafeev. Já a virada foi concretizada 15 minutos de jogo, em boa jogada de José Enrique que Joe Allen completou. Apesar do domínio dos ingleses, o Zenit ainda conseguia criar suas chances, criando perigo com Hulk e Danny.

O pé calibrado de Suárez voltou a fazer a diferença para o Liverpool mais uma vez aos 14 minutos do segundo tempo, em excelente cobrança de falta que parou no ângulo. Precisando de mais um gol, Rodgers renovou a energia de sua equipe mandando para campo Oussama Assaidi e Jonjo Shelvey.

Embora o Zenit levasse perigo nos contra-ataques, o Liverpool concentrava todas as suas forças na busca pelo gol da classificação. E ele quase veio, em duas ótimas oportunidades. Na primeira, Malafeev espalmou chute de Steven Gerrard da entrada da área. Pouco depois, Shelvey apareceu em ótimas condições, mas arrematou para fora. No fim, o desespero imperou e nem mesmo as subidas de Pepe Reina à área resultaram no milagre. Na próxima fase, os russos enfrentam o Basel, em encontros marcados para os dias 14 e 21 de março.

Steaua desbanca Ajax nos pênaltis

A única surpresa em relação aos jogos de ida foi o Steaua Bucareste, que reverteu a derrota em Amsterdã e passou pelo Ajax por 2 a 0. Iasmin Latovlevici e Vlad Chiriches fizeram os gols na Arena Nacional e, sem alterações no placar durante a prorrogação, a decisão seguiu para os pênaltis. A classificação dos romenos saiu com triunfo por 4 a 2, após Lasse Schöne e Nikolas Moisander desperdiçarem suas cobranças.

O Benfica segurou a vantagem obtida sobre o Bayer Leverkusen fora de casa e voltou a bater os alemães, desta vez por 2 a 1. Ola John abriu o placar no Estádio da Luz, mas André Schürrle igualou para os visitantes. Por fim, o gol definitivo dos encarnados foi marcado por Nemanja Matic. Outro alemão a sair foi o Hannover, que havia perdido para o Anzhi em Moscou e, nesta quinta, empatou por 1 a 1 na AWD-Arena.

O Viktoria Plzen terminou o serviço contra o Napoli e, depois de ter surpreendido no San Paolo, também venceu na República Tcheca. O triunfo por 2 a 0 foi assegurado com gols de Jan Kovarik e Stanislav Tecl. Já na Grécia, o Levante se classificou ao bater novamente o Olympiacos, desta vez pelo placar mínimo, com tento de Obafemi Martins.

Depois do empate por 0 a 0 em Borisov, o Fenerbahçe se impôs contra o Bate com vitória por 1 a 0 no Sükrü Saracoglu. O tento decisivo foi anotado pelo volante Cristian, cobrando pênalti. Mesmo com as arquibancadas vazias por conta de uma punição aos turcos, o jogo precisou ser interrompido após um sinalizador ter sido atirado do lado de fora do estádio. Por fim, o Bordeaux avançou ao superar o Dynamo Kiev por 1 a 0, gol de Cheick Diabaté.

Confira os resultados dos jogos de volta dos 16-avos de final da Liga Europa:

Quinta-feira, 22/fev
Rubin Kazan-RUS* 0×1 Atlético de Madrid-ESP
Dnipro-UCR 1×1 Basel-SUI*
Genk-BEL 0×2 Stuttgart-ALE*
Lazio-ITA* 2×0 Borussia Mönchengladbach-ALE
Lyon-FRA 1×1 Tottenham-ING*
Cluj-ROM 0×3 Internazionale-ITA*
Metalist-UCR 0×1 Newcastle-ING*
Benfica-POR* 2×1 Bayer Leverkusen-ALE
Chelsea-ING* 1×1 Sparta Praga-TCH
Fenerbahçe-TUR* 1×0 Bate-BIE
Hannover 96-ALE 1×1 Anzhi-RUS*
Liverpool-ING 3×1 Zenit-RUS*
Olympiacos-GRE 0x1 Levante-ESP*
Viktoria Plzen-TCH* 2×0 Napoli-ITA
Bordeaux-FRA* 1×0 Dynamo Kiev
Steaua Bucareste-ROM* 2×0 Ajax-HOL (4×2 nos pênaltis)

*classificado para as oitavas de final

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo