Inglaterra

Liverpool faz memorial de 20 anos de Hillsborough

Torcedores do Liverpool vivem dia de luto e homenagem nesta quarta-feira, no aniversário de 20 anos da tragédia de Hillsborough, que matou 96 pessoas que estavam no estádio.

Famílias das vítimas se reuniram no memorial em Anfield, para relembrar as vítimas, provocadas pela superlotação de um setor das arquibancadas, que não suportou a quantidade de pessoas, e cedeu, na partida contra o Nottingham Forest, pela Copa da Inglaterra.

“As pessoas jamais esquecerão este dia; está marcado em nossas memórias”, disse o primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, em tributo aos mortos no incidente. O capitão dos Reds, Steven Gerrard, que perdeu um primo na ocasião, falou sobre seus sentimentos na tragédia: “O tempo passou, mas as feridas jamais cicatrizarão, e os torcedores nunca esquecerão”.

O incidente foi um marco na modernização infraestrutural dos estádios ingleses. Lorde Taylor, encarregado de realizar o inquérito sobre o que acarretou as falhas que geraram tantas mortes, apontadou razões como falta de controle policial sobre a multidão e instalações inadequadas.

Brown ainda defendeu os torcedores daquele dia, alegando que não deveriam ter sido responsabilizados pela tragédia. “É errado culpar os torcedores do Liverpool naquele dia, como algumas pessoas o fazem”, disse ele, em referência à matéria do tablóide The Sun, que afirmou que os fãs da equipe teriam urinado nos policiais, e provocado tumulto. “Na verdade, a reação deles em se ajudar foi magnífica”.

Num período marcado pela violência e “hooliganismo” no futebol inglês, era ideia comum acreditar que o esmagamento das pessoas nas grades na ocasião se deu pelo empurra-empurra nas arquibancadas, o que fez com que a polícia demorasse a agir em ajuda aos torcedores, pensando ainda que era um ato de violência contra a torcida adversária.

Kenny Dalglish, treinador dos Reds na época, fará discurso em homenagem às vitimas e suas famílias no memorial desta quarta-feira.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo