Como mudança de treinador impediu que Toni Kroos disputasse a Premier League
Em 2014, meia chegou a acertar verbalmente com o Manchester United, mas negócio foi desfeito após saída de David Moyes
A história vencedora de Toni Kroos no Real Madrid, por pouco, não aconteceu. Antes de ir para o clube espanhol em 2014, o craque estava apalavrado com o Manchester United.
Durante uma transmissão da Icon League, projeto criado por Kroos em parceria do streamer Elias Nerlich, o ex-jogador relembrou que estava prestes a trocar a Alemanha pelo futebol inglês.
“Já havia concordado com as condições do Manchester United em 2014, antes de assinar pelo Real Madrid. Isso teria sido uma mudança do Bayern para o United”, revelou Kroos.
O negócio não se concretizou porque nesta época, o clube inglês demitiu o treinador David Moyes e contratou Louis van Gaal.
A mudança no comando do United fez Kroos desistir da transferência, já que sua relação com o treinador holandês não é das melhores.
“Eles [United] demitiram David Moyes, que estava negociando com o Bayern de Munique, e contrataram Louis van Gaal. Então, nós dois [Kroos e Van Gal] recusamos com gratidão“, disse o ex-meia.
Kroos não se adaptou ao estilo de trabalho de Van Gaal
Os problemas de relacionamento entre Toni Kroos e Van Gaal começaram durante a temporada 2010/2011. Nesta época, o holandês trabalhou com o ex-meia enquanto treinador do Bayern de Munique.
Kroos teve muita dificuldade para se adaptar ao estilo de trabalho do técnico, mesmo fazendo uma boa temporada. O alemão sentia que era escalado em uma função que atrapalhava seu desempenho em campo.
O ambiente no vestiário também não era dos melhores. Antes do fim daquela temporada, Van Gaal foi demitido, e substituído por Andries Jonker, que posteriormente deu lugar à Jupp Heynckes.
Números de Toni Kroos na temporada 2010/2011
- 37 jogos;
- dois gols;
- oito assistências.
David Moyes pediu a contratação do meia alemão
Não fosse pela troca de comando técnico, Kroos poderia ter tido uma passagem de sucesso pelo Manchester United.
Ao contrário do que sente por Van Gaal, o ex-meia tinha muito respeito por David Moyes. Em uma entrevista concedida ao The Athletic em 2020, Kroos revelou que um dos motivos que o fizeram considerar a troca foi a procura pelo treinador em pessoa.
A sinceridade de Moyes ao falar do projeto dos Red Devils para a sua carreira o motivou a sair da Alemanha em busca de um novo desafio.
“Moyes veio até mim especificamente e o contrato estava praticamente assinado”, disse Kroos.
Bom para o Real Madrid, onde Kroos marcou seu nome como um dos jogadores mais vitoriosos da história do clube.
Em dez anos defendendo os Blancos, Kroos conquistou cinco Champions League, cinco Mundiais de Clubes, quatro Supercopas da Europa, quatro títulos da La Liga, uma Copa do Rei e outras quatro Supercopas de Espanha.