Inglaterra

Klopp encontrou um Gerrard para chamar de seu

Argentino MacAllister marcou um lindo gol em chute parecido na vitória sobre o Sheffield

Jürgen Klopp não teve a oportunidade de treinar Steven Gerrard em sua passagem pelo Liverpool, porém o destino quis que o treinador alemão encontrasse outro jogador com características parecidas no meio-campo. Trata-se do argentino Alexis Mac Allister, ex-Brighton, que nesta quinta-feira (5), anotou um lindo gol na vitória sobre o Sheffield pelo placar de 3 a 1 em jogo válido pela 31ª rodada da Premier League. O remate de fora da área do argentino foi apelidado pelo jornal Marca, da Espanha, como “chute Gerrard”.

Na temporada 2004/2005, Steven Gerrard marcou um gol muito parecido com o de Mac Allister na vitória do Liverpool sobre o Olympiakos, pelo placar de 3 a 1, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos da Champions League. E as comparações do argentino com o meia inglês não param por aí. Alexis se tornou o primeiro meio-campista do Liverpool a marcar ou dar assistência em seis jogos consecutivos em todas as competições, fato que não acontecia desde a saída do ex-camisa oito, em 2015.

Por que Jürgen Klopp encontrou seu Gerrard em Mac Allister?

  • Alexis Mac Allister marcou o segundo gol do confronto diante do Sheffield nesta quinta-feira e o lance foi parecido com um gol marcado por Gerrard, diante do Olympiakos, na Champions League 2004/2005;
  • O jornal Marca chamou o chute do argentino de “chute Gerrard” e o gol marcado rendeu ao argentino o recorde de gols e assistências consecutivas, cujo detentor era o próprio Gerrard antes de sua saída do Liverpool;
  • A possibilidade de jogar em mais de uma posição no meio-campo e o comprometimento do jogador com a camisa do Liverpool são outros motivos de comparação entre o argentino e o inglês.

Números de Mac Allister na temporada 2023/2024

Alexis foi campeão do mundo com a seleção da Argentina na última Copa do Catar em 2022, e nesta temporada marcou seis gols e deu sete assistências em 36 jogos disputados. Mac Allister deixou a sua marca na vitória sobre o Fulham pelo placar de 4 a 3 em outro belo gol em chute de longe e fez uma brincadeira ao comparar qual lance foi mais bonito após a vitória contra o Sheffield.

— Estávamos discutindo agora qual foi o mais bonito. Contra o Fulham me disseram que foi sorte, por isso tive de provar estarem errados — pontuou o meia argentino.

Mac Allister
Mac Allister marcou um lindo gol “a lá” Gerrard, na vitória do Liverpool sobre o Sheffield. Foto: Icon Sport

Mac Allister tem muita disposição em campo, e mesmo que não possua a mesma técnica que o inglês, compensa isso com entrega e muita intensidade durante os jogos. O argentino é o segundo jogador que mais bloqueia chutes na Premier League, o nono na quantidade de desarmes (72) e o décimo que mais comete faltas (40). Além disso, pode atuar em qualquer posição no meio-campo.

Jürgen Klopp precisou utilizar o argentino como um meia mais centralizado, cumprindo o papel de Endo à frente da área do Liverpool, e mesmo assim Mac Allister não decepcionou. O treinador alemão comentou sobre a necessidade de recuar um pouco mais o jogador no confronto desta quarta-feira e elogiou seu desempenho em campo.

— Sobre qual é a melhor posição dele. Prefiro como um ‘8’, mas não estamos na terra dos sonhos. Tinha de jogar como ‘6’, e sem ser um volante típico, fez um grande jogo. Defensivamente ele é ótimo. Mudamos a formação, mas o impacto dele foi enorme — disse Klopp quando perguntado sobre o desempenho de Mac Allister.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo