Ex-Arsenal: ‘Quando você vê Haaland correndo em sua direção, parece que está jogando rúgbi’
Zagueiro enfrentou o norueguês e explicou por que considera tão difícil marcar o atacante do Manchester City
Jakub Kiwior se impressionou com o desafio de enfrentar Erling Haaland. O zagueiro polonês já havia cruzado com o atacante durante sua passagem pela Premier League, defendendo o Arsenal. Agora no Porto, teve uma nova oportunidade de medir forças com o norueguês.
O duelo mais recente, porém, terminou com uma lembrança difícil para o defensor: Haaland marcou os dois gols da vitória do Manchester City por 2 a 0 sobre o Porto, pela primeira rodada da fase de liga da Champions League.
Dias depois do confronto, Kiwior falou sobre a experiência em entrevista ao “Kanal Sportowy”, canal polonês no YouTube, e descreveu de maneira curiosa a sensação de ver Haaland partindo em sua direção.
“Quando você é zagueiro e vê o Haaland correndo na sua direção, parece que vai jogar rúgbi.”
Real Madrid: Notícias, rumores, transferências e mercado
O duelo com Haaland que impressionou Kiwior
No Estádio do Dragão, Kiwior foi titular pelo Porto diante do Manchester City. A equipe portuguesa conseguiu resistir durante boa parte do primeiro tempo, mas Haaland abriu o placar logo no início da segunda etapa, justamente após vencer um duelo aéreo com o zagueiro polonês.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F09%2Fkiwior.jpg)
O norueguês voltou a marcar nos acréscimos e fechou a vitória por 2 a 0. Foi uma atuação representativa da maneira como Haaland pode decidir uma partida. Depois, o próprio Haaland elogiou Kiwior. O atacante reconheceu a qualidade do defensor e afirmou que os jogadores do Porto haviam apresentado um bom futebol, apesar da derrota. O polonês, por sua vez, não tratou os duelos perdidos como algo extraordinário.
“A bola é colocada onde ele está. Os cruzamentos são feitos do jeito para a cabeça dele. Foi difícil nos prepararmos para isso. É óbvio que não vou ganhar todos os duelos aéreos contra ele.”
A frase revela uma das dificuldades de marcar Haaland. Não basta impedir o atacante de receber a bola no chão, é necessário controlar constantemente o espaço ao redor dele, porque o City pode procurar o norueguês diretamente pelo alto. E Haaland tem capacidade para ganhar a disputa mesmo quando o zagueiro está bem posicionado. Foi o que aconteceu no primeiro gol no Porto.
Kiwior já havia enfrentado o Manchester City pelo Arsenal
O confronto recente também recuperou uma experiência que Kiwior acumulou durante sua passagem pelo Arsenal. O polonês chegou ao clube londrino em janeiro de 2023, contratado do Spezia, e permaneceu no elenco por duas temporadas e meia antes de ser emprestado ao Porto. Ao todo, fez 68 partidas pelos Gunners.
Um dos encontros com o Manchester City aconteceu em março de 2024. Kiwior foi titular no empate por 0 a 0 no Etihad e permaneceu em campo por 65 minutos, atuando como lateral-esquerdo. Naquela temporada, ele também teve participação importante na campanha do Arsenal na Champions League.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F09%2Fkiwior-haaland.jpg)
Agora, entretanto, o desafio foi diferente. No Porto, Kiwior ganhou espaço como zagueiro e participou de um time que conquistou o Campeonato Português na temporada anterior. Ele próprio afirmou que chegou ao clube justamente buscando maior regularidade e que está satisfeito com o desenvolvimento que teve desde a mudança para Portugal.
A derrota para o City não apaga essa evolução. Kiwior, inclusive, destacou que se sentiu cada vez mais confortável com a bola durante a partida e que o Porto mostrou que pode competir contra equipes de alto nível.
“Jogamos um bom futebol, mas, no fim das contas, esse é o Manchester City. Eles vão criar oportunidades. Ainda assim, sabemos que podemos competir com as equipes mais fortes.”
A experiência contra Haaland, porém, serviu para lembrar por que o atacante está entre os maiores desafios que um zagueiro pode encontrar atualmente. E Kiwior não quis entrar na discussão sobre quem é mais difícil entre Haaland e Kylian Mbappé. Para ele, a comparação não faz muito sentido justamente porque os dois oferecem problemas completamente diferentes.
“O Haaland e o Mbappé são dois jogadores diferentes, com dois estilos de jogo diferentes. É difícil compará-los.” Contra Haaland, Kiwior descobriu mais uma vez que defender também pode exigir algo parecido com o rúgbi.