Inglaterra

Kepa deixa reserva do Chelsea para ameaçar vaga de goleiro brasileiro na Premier League

Emprestado ao Real Madrid na última temporada, goleiro espanhol não faz parte dos planos do clube londrino

O Chelsea mais uma vez conseguiu ‘se livrar' de Kepa Arrizabalaga. Após fraca passagem pelo Real Madrid em 2023/24, o goleiro espanhol partirá para um novo empréstimo neste início de temporada. O destino? Bournemouth.

Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, os Cherries se aproximaram de um acordo com os Blues e podem anunciar Kepa a qualquer momento.

Ainda há alguns detalhes a serem resolvidos, mas o acordo de empréstimo até junho de 2025 foi fechado depois de rodadas de negociação nos últimos dias.

O arqueiro de 29 anos, que renovou seu contrato com o Chelsea até 2026, é esperado em Bournemouth para realização de exames médicos. 

Kepa terá concorrência brasileira no Bournemouth

Engana-se quem acha que Kepa terá vida fácil no Bournemouth. Diferente do que aconteceu no Real Madrid, onde chegou assumindo a vaga do então lesionado Courtois, o goleiro espanhol agora terá de enfrentar a concorrência de um brasileiro em solo inglês.

Desde 2022 nos Cherries, Neto é o arqueiro titular da equipe. Revelado nas categorias de base do Athletico-PR, o experiente arqueiro de 35 anos acumula passagens por Fiorentina, Juventus, Valencia e Barcelona antes de desembarcar no futebol inglês.

Na rodada de abertura da Premier League nesta temporada, Neto não só começou jogando, bem como também foi capitão do Bournemouth. Ele soma 62 partidas pelos Cherries.

Neto, goleiro do Bournemouth (Foto: IMAGO)
Neto, goleiro do Bournemouth (Foto: IMAGO)

De goleiro mais caro do mundo a um fardo para o Chelsea

O Chelsea não poupou esforços para tirar Kepa do Athletic Bilbao em 2018. Os Blues pagaram 80 milhões de euros (cerca de R$ 345 milhões à época) ao clube do País Basco e transformaram o espanhol no goleiro mais caro do mundo.

Apesar de tal status, a verdade é que Kepa nunca vingou em Stamford Bridge. Pelo contrário. O arqueiro acumulou falhas e em nenhum momento conquistou a confiança da torcida dos Blues. Ao todo, foram 163 jogos e cinco títulos — incluindo a Champions League em 2021 — com a camisa do clube londrino.

Convicto de que Kepa estava longe de ser o nome ideal para assumir o gol do Chelsea, a diretoria dos Blues o colocou na lista de negociáveis em 2023/2024. Ninguém quis comprá-lo pelo valor pedido, mas o Real Madrid conseguiu o empréstimo do camisa 1.

Devido à grave lesão no joelho de Courtois, o time merengue precisou ir ao mercado em busca de uma peça de reposição. Kepa chegou e, assim como no Chelsea, oscilou entre bons e maus momentos.

Na primeira parte da temporada, o espanhol se saiu bem, contudo, acabou se lesionando e perdendo a posição para Andriy Lunin. Peça-chave na campanha do título da Champions League, o ucraniano se tornou uma das principais surpresas do 2023/24 merengue.

Kepa com a taça da Champions League 2023/2024, vencida pelo Real Madrid
Kepa com a taça da Champions League 2023/24, vencida pelo Real Madrid (Foto: IMAGO Images)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo