O único problema que impede João Félix de ter mais chances como titular do Chelsea
Português vem recuperando bom futebol tanto na Inglaterra como na seleção portuguesa e pode ser alternativa aos Blues no futuro
Após um período complicado de adaptação no começo deste ciclo, João Félix demonstrou evolução nos últimos jogos pelo Chelsea. A ponto do técnico Enzo Maresca considerar sua entrada como titular ao lado de Cole Palmer no futuro.
Na visão do treinador, o único ponto que impede que o meia-atacante português tenha mais chances como titular atualmente é sua falta de consistência em campo. Utilizado como titular nos jogos da Conference League, o português demonstra lampejos de brilho e bom futebol na competição continental.
Contudo, na Premier League, João Félix ainda deixa a desejar, preocupando o treinador, que embora acredite em seu potencial, entende que o atleta precisa de mais consistência.
— Vejo Cole Palmer e João Félix jogando juntos como um dos objetivos para o futuro. João está indo muito bem conosco desde o primeiro dia, o único problema é encontrar o equilíbrio –, disse o treinador.
Exibições recentes de João Félix dão esperança ao torcedor do Chelsea
Gradativamente, o português João Félix vem recuperando o bom futebol que o credenciou como um dos melhores jovens do futebol mundial.
Contratação mais cara da história do Atlético de Madrid, o meia-atacante foi vendido por 127,2 milhões de euros (R$ 778,94 na cotação atual) pelo Benfica.
No entanto, o jogador não se acostumou ao estilo de trabalho do técnico Diego Simeone, perdeu espaço na Espanha e voltou ao Chelsea.
Em 2023, João Félix jogou por cinco meses emprestado aos Blues, disputou 20 jogos, e marcou quatro gols. Em sua segunda passagem em Londres, o meia soma cinco gols e uma assistência em dez jogos.
Ninguém desaprende a jogar futebol. Todos conhecem a capacidade do meia-atacante português. Por isso, Enzo Maresca poderá dar um voto de confiança ao jogador, o colocando como titular a partir dos próximos jogos.
Aparentemente, o próprio João Félix demonstra estar confortável jogando em Londres, embora seu grande desejo fosse continuar no Barcelona.
Caso mantenha o foco, e o bom futebol dos últimos jogos, fatalmente João Félix poderá assumir uma posição de destaque em Londres.
Como Enzo Maresca poderá montar o Chelsea com Palmer e Félix juntos?
Partindo do pressuposto de que Palmer se mantenha em sua posição de meia central do 4-2-3-1 armado por Maresca, restam duas opções para João Félix atuar ao lado do camisa 20.
A primeira é tomar o lugar de Pedro Neto na ponta esquerda, enquanto a segunda seria assumir o posto de Nicolas Jackson no comando de ataque.
A opção inicial parece a mais viável, até por conta das características do jogador, que tem o drible, e a velocidade como suas principais características.
O fato é que para encaixar Palmer e João Félix juntos no time titular, Enzo Maresca terá de sacrificar alguém do quarteto ofensivo da equipe.
Isso só deve acontecer caso o português conquiste ainda mais a confiança do treinador e continue o bom trabalho deste início de temporada.