Inglaterra

Atacante do Chelsea resiste à maldição que o persegue: ‘Um dia chegará meu momento’

Jovem português tenta recuperar espaço no cenário europeu, mas tem dificuldades de se manter como titular em qualquer time

O retorno de João Félix ao Chelsea nesta temporada foi cercada de expectativa. Afinal, nas palavras do próprio jogador, “seus melhores anos no futebol ainda estariam por vir”.

Contudo, o meia-atacante segue esquecido, e impossibilitado de retomar o futebol que o credenciou como um dos melhores atletas jovens do mundo.

Com Enzo Maresca, o português disputou apenas sete jogos na temporada 2024/2025, sendo cinco pela Premier League, um pela Copa da Liga Inglesa, e um pela Conference League.

Somando o tempo em que ficou em campo, João Félix soma 118 minutos jogados, valor inferior a qualquer outra passagem do jogador pela Europa.

O português comentou sobre o assunto em entrevista coletiva pré-confronto diante do Panathinaikos, que acontece nesta quarta-feira (24).

“Você nunca vai me ver parar de trabalhar para alcançar meus sonhos. É apenas uma questão de tempo, sei o valor que tenho e confio em mim mais do que em qualquer outra pessoa. Um dia chegará a minha hora”, disse João Félix.

João Félix se mantém no ostracismo, mesmo após saída da Espanha

Desafeto declarado de Diego Simeone, João Félix forçou sua saída do Atlético de Madrid em busca de mais tempo em campo.

No entanto, o carma de não conseguir se firmar como titular de nenhuma equipe na Europa o persegue intensamente.

João Félix luta contra carma para tentar recuperar espaço no cenário europeu
João Félix luta para tentar recuperar espaço no cenário europeu, e ser titular do Chelsea. Foto: Imago

Com 24 anos, o português demonstra qualidade por onde passa, marca gols, se mostra interessado em contribuir, mas logo tudo vem abaixo — e ele volta ao banco de reservas. 

Contratação mais cara da história do Atlético de Madrid, o meia acabou emprestado pelo time espanhol em duas oportunidades distintas, antes de fechar acordo definitivo com o Chelsea.

Ele passou anteriormente pelos Blues na temporada 2022/2023, marcou cinco gols e uma assistência em 27 jogos.

Assim que voltou ao Atlético de Madrid, o meia-atacante cavou um espaço no Barcelona, após criticar o estilo de jogo de Simeone.

“Eu precisava de uma mudança de cenário. Todos nós vemos como o Barça joga e como o Atleti joga. Eu me adapto melhor a isso”, criticou João Félix em 2023.

O início no Barcelona foi o melhor possível. Três gols e duas assistências nos quatro primeiros jogos sob o comando do técnico Xavi, e a expectativa de finalmente se firmar como protagonista.

Porém, gradativamente, João Félix perdeu espaço no time titular do Barça. Em 44 jogos pelo time catalão, marcou dez gols, e deu seis assistências.

O Chelsea investiu pesado em sua contratação. Não pagou os mesmos 127 milhões de euros como fez o Atlético de Madrid quando o trouxe do Benfica, mas gastou 50 milhões (R$ 308,4 milhões), mais 10 milhões (R$ 61,7 milhões) em variáveis por sua contratação.

Em sua re-estreia, marcou um gol na goleada do time londrino sobre o Wolverhampton por 6 a 2. Fez mais um e deu uma assistência na vitória sobre o Barrow por 5 a 0 na Copa da Inglesa, e parou por aí.

Técnico do Chelsea afirma que dará mais minutos a João Félix

Enzo Maresca sabe da ansiedade de João Félix por mais minutos de jogo, e afirmou que o português receberá mais oportunidades em breve.

Na mesma entrevista ante o próximo confronto da Conference League, o treinador disse que o meia está trabalhando em busca de mais espaço.

Obviamente, a concorrência de Cole Palmer e Sancho é forte e complicada de suplantar, mas Maresca deseja dar mais espaço ao português.

“Desde que ele (joão Félix) chegou, ele está indo muito bem. Não tenho nada de ruim a dizer sobre João. Pelo contrário. Ele deve continuar trabalhando como tem feito até agora e espero que em breve possamos dar a ele mais oportunidades e minutos”, afirmou o treinador do Chelsea.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo