Inglaterra

Nem em pelada: o inusitado e inexplicável gol que decidiu um jogo na terceira divisão inglesa

Na partida entre Barnsley x Wycombe Wanderers, o atacante Sam Cosgrove contou com a enorme contribuição do goleiro Max Stryjek para balançar as redes

Recheada de craques, a milionária e especial Premier League é a principal competição de pontos corridos no futebol mundial. Apesar da grandeza do torneio, nesta quarta-feira (29) quem roubou a cena foi a pequenina e modesta League One, terceira divisão inglesa. No Oakwell Stadium, o Barnsley venceu o Wycombe Wanderers por 1 a 0, com um gol para lá de inusitado, marcado aos 47 minutos do segundo tempo. O lance polêmico ganhou as redes sociais e gerou muita repercussão na imprensa britânica.

Na jogada em questão, Max Stryjek, goleiro do Wycombe, recebeu a bola na área e, com o intuito de ganhar tempo, evitou segurá-la com as mãos. Atento ao lance, o atacante Sam Cosgrove, do Barnsley, se aproximou do arqueiro e trombou com ele. Stryjek caiu e soltou a pelota, que sobrou limpa para Cosgrove. O camisa 9 dominou já driblando o adversário e tocou para a meta vazia.

Os torcedores do Barnsley, que praticamente já tinham ‘desistido' do jogo, foram ao delírio com o gol marcado por Cosgrove. Sem entender nada, o atacante comemorou de maneira tímida em um primeiro momento, mas logo recebeu cumprimentos enérgicos e calorosos dos companheiros, que atravessaram o campo para celebrar o momento.

No lado do Wycombe, revolta e frustração. Stryjek pediu falta no lance, mas o árbitro considerou a jogada totalmente legal. O meio-campista Harry Boyes, por sua vez, acabou expulso por protestar de maneira acintosa contra a decisão. Já Matt Bloomfield, técnico da equipe, se mostrou incrédulo com o ocorrido.

– Eu nunca vi um gol como esse em um jogo de futebol -, disse Matt Bloomfield, treinador do Wycombe, após a partida.

O que Sam Cosgrove disse sobre o bizarro gol marcado

Sincero, Sam Cosgrove afirmou que a queda do goleiro Max Stryjek foi completamente desnecessária. O camisa 9 exaltou o gol marcado e garantiu ter sido o melhor tento de sua carreira.

– É o melhor gol que já marquei. Eu provavelmente encostei nele. Houve um pouco de contato, mas não o suficiente para ele soltar a bola e cair no chão. Não havia a menor necessidade para ele soltar a bola e cair daquele jeito.

Panorama atual da League One

Com 39 pontos conquistados em 18 rodadas, o Bolton Wanderers lidera a terceira divisão inglesa, seguido de perto pelo Portsmouth, que tem a mesma pontuação, mas fica atrás em virtude dos critérios de desempate.

Com a vitória nesta quarta-feira, o Barnsley foi a 31 pontos e assumiu a sétima colocação no certame. Derrotado na partida, o Wycombe Wanderers estacionou nos 22 e ocupa o 15º lugar.

Vale destacar que dos 24 times participantes da League One, apenas três sobem para a Championship (segunda divisão inglesa). Líder e vice sobem automaticamente, enquanto a terceira vaga é disputada em sistema de playoffs. Em jogos de ida e volta, o terceiro enfrenta o sexto, enquanto o quarto encara o quinto. Os vencedores desse duelo medem forças em jogo único.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo