EuropaInglaterraItáliaLiga Europa

Quanto interesse! Tottenham bate Panathinaikos e avança

Se André Villas-Boas garantiu que levaria a sério a Liga Europa, o Tottenham cumpriu com a palavra do treinador ao avançar para os 16-avos de final. Ao contrário do que aconteceu na temporada passada, os Spurs não caíram na fase de grupos contra um clube grego. Precisando ao menos de um empate, os londrinos ganharam do Panathinaikos por 3 a 1 em White Hart Lane, ficando com o segundo lugar do Grupo J.

Mesmo sem alguns de seus principais jogadores, o Tottenham teve amplo domínio durante a primeira etapa. Foram oito finalizações dos Spurs, contra apenas duas do Panathinaikos, além de 72% de posse de bola. Emmanuel Adebayor comandou as ações no ataque e abriu o placar aos 29 minutos. Clint Dempsey fez a jogada e o centroavante só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro Orestis Karnezis.

Na volta do intervalo, Jermain Defoe teve a chance de anotar o dele, mas carimbou a trave. E o Panathinaikos buscou o empate aos nove minutos, em cruzamento de Nikos Spyropoulos que Zeca desviou de cabeça. O triunfo dos londrinos só ganharia forma a partir dos 31, quando Dempsey cabeceou na trave e a bola bateu no travessão, antes de tocar no goleiro e entrar. Pouco depois, Defoe definiu o placar aproveitando passe de Aaron Lennon para tocar por cobertura.

A primeira colocação na chave é da Lazio, que chegou aos 12 pontos ao golear o Maribor por 4 a 1 na Eslovênia. O primeiro tempo contou com o protagonismo de Ederson e Hernanes, autores de três assistências. Libor Kozak fez o primeiro por cobertura, Stefan Radu ampliou de cabeça e Sergio Floccari anotou o terceiro tocando na saída do goleiro. Na etapa complementar, Floccari daria seu show particular em um lindo gol após jogada individual. E Marcos Tavares fez o de honra no final.

Inter dá bobeira em Milão e empata com Neftchi
Cassano foi pouco efetivo no jogo desta quinta

Garantida nos 16-avos de final, a Internazionale derrapou em Milão e vai apenas na segunda colocação do Grupo H. Os reservas nerazzurri tiveram a vantagem duas vezes, mas ficaram no empate por 2 a 2 com o Neftchi Baku. A primeira colocação é do Rubin Kazan, que empatou por 1 a 1 com o Partizan Belgrado.

O primeiro gol no Giuseppe Meazza saiu logo aos nove minutos, com Marko Livaja escorando cruzamento de Álvaro Pereira. No início do segundo tempo, Rasad Sadygov igualou com belo chute de fora da área, mas Livaja apareceria novamente logo na sequência, para marcar de cabeça. O centroavante ainda teve um gol não marcado pela arbitragem e, no fim, Nicolás Canales confirmou o empate para o clube do Azerbaijão.

O Hannover 96 ficou com a liderança do Grupo L ao empatar com o Levante por 2 a 2. Os alemães anotaram os dois primeiros gols em Valencia, com Lars Stindl e Didier Ya Konan, mas Ángel e Iborra buscaram o empate. Na Holanda, o Twente saiu do torneio de maneira vexatória, sem uma vitória sequer e perdendo para o Helsingborgs por 3 a 1.

O Rapid Viena encerrou série de cinco vitórias no torneio ao bater o líder Metalist por 1 a 0, gol de Deni Alar. Também classificado, o Bayer Leverkusen fez sua parte ao derrotar o Rosenborg por 1 a 0, mesmo com um time cheio de reservas. O tento da vitória foi feito por Julian Riedel.

Arrasador no Grupo I, o Lyon fechou a fase de grupos com a quinta vitória, ao vencer o Kiryat Shmona por 2 a 0. Mouhamadou Sarr e Yassine Benzia balançaram as redes em Gerland. Já em San Mamés, o Athletic Bilbao ficou no 0 a 0 contra o classificado Sparta Praga e agora se concentrará apenas em La Liga.

Por fim, o Basel garantiu a classificação ao segurar o 0 a 0 contra o líder Genk na Bélgica. O Videoton, que ainda tinha chances, só entra em campo nesta sexta. A partida contra o Sporting foi adiada por causa do mau tempo em Portugal, que deixou o gramado do estádio José Alvalade sem condições de jogo.

Confira os resultados da sexta rodada da fase de grupos da Liga Europa:

Grupo A
Udinese-ITA 0x1 Liverpool-ING
Young Boys-SUI 3×1 Anzhi-RUS

Grupo B
Viktoria Plzen-TCH 1×0 Atlético de Madrid-ESP
Hapoel Tel Aviv-ISR 2×0 Acadêmica-POR

Grupo C
AEL Limassol-CHP 3×0 Olympique de Marseille-FRA
Fenerbahçe-TUR 0x3 Borussia Mönchengladbach-ALE

Grupo D
Marítimo-POR 2×1 Club Bugge-BEL
Bordeaux-FRA 2×0 Newcastle-ING

Grupo E
Kobenhavn-DIN 1×1 Steaua Bucareste-ROM
Stuttgart-ALE 0x1 Molde-NOR

Grupo F
Dnipro-UCR 4×0 AIK-SUE
Napoli-ITA 1×3 PSV-HOL

Grupo G
Genk-BEL 0x0 Basel-SUI
Sporting-POR x Videoton-HUN (adiado)

Grupo H
Partizan-SER 1×1 Rubin Kazan-RUS
Internazionale-ITA 2×2 Neftchi Baku-AZE

Grupo I
Athletic Bilbao-ESP 0x0 Sparta Praga-TCH
Lyon-FRA 2×0 Kiryat Shmona-ISR

Grupo J
Maribor-ESL 1×4 Lazio-ITA
Tottenham-ING 3×1 Panathinaikos-GRE

Grupo K
Rapid Viena-AUT 1×0 Metalist-UCR
Bayer Leverkusen-ALE 1×0 Rosenborg-NOR

Grupo L
Twente-HOL 1×3 Helsingborgs-SUE
Levante-ESP 2×2 Hannover 96-ALE

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo