Inglaterra

Inglaterra pode ir “direto ao topo”, afirma Capello

Fabio Capello, apresentado nesta segunda-feira como novo técnico da seleção inglesa, vê na equipe possibilidades de ir “direto ao topo”. O italiano, que oficialmente começa a trabalhar no dia 7 de janeiro, prometeu se empenhar no aprendizado do idioma inglês – na coletiva, falou por meio de um intérprete – e já deu sinais sobre seus primeiro planos.

“Queria este cargo há muito tempo, e sei que ele acompanha grandes expectativas”, disse Capello. “Meu primeiro objetivo é me reunir com os jogadores e técnicos de clubes da Premier League. A Inglaterra tem um grande time, que pode ir direto ao topo”.

O treinador de 61 anos espera poder se comunicar melhor em inglês na época de sua estréia no comando do English Team, dia 6 de fevereiro, contra a Suíça. “Estou convencido de que, quando encontrar o elenco pela primeira vez, serei capaz de falar inglês. Acredito ser muito importante a comunicação com os jogadores, e passarei por uma estrita rotina para aprender o idioma”, afirmou.

Outro objetivo de Capello é obter dos jogadores explicações sobre o fraco desempenho da Inglaterra nos últimos anos, culminando com o fracasso nas eliminatórias da Eurocopa-2008.

“Vou tentar entender o que aconteceu, conversando com os jogadores”, acrescentou. “Acredito que vestir a camisa da Inglaterra deva ser uma questão de orgulho. Quero ver todos jogando pela Inglaterra como jogam por seus clubes”.

O ex-técnico de Milan e Real Madrid admite que o trabalho à frente de uma seleção tem características peculiares: “É muito diferente. Meu comportamento terá de mudar, assim como os jogadores. Sempre tive uma excelente relação com os técnicos Alex Ferguson e Arsène Wenger, e com os espanhóis Rafa Benítez e Juande Ramos. Não será problema trabalhar com eles”.

A coletiva também abordou a situação do meia David Beckham, que está a um jogo de sua 100ª aparição com a camisa da Inglaterra. Na última temporada, no Real Madrid, Capello chegou a afastar Beckham por causa do anúncio da transferência do jogador para o Los Angeles Galaxy. No entanto, o meia foi chamado de volta e teve participação importante na conquista do título espanhol.

“Tive uma relação contrastante com Beckham no Real, mas no final ele demonstrou que é um grande homem e um grande jogador”, destacou. “Além disso, ele é o time da pessoa que, acredito eu, quando se propõe algo, consegue. Nunca se sabe, mas obviamente eu terei de fazer escolhas. Acredito que o comportamento de David seja importante”.

Capello não entrou em detalhes sobre quem será seu capitão – John Terry foi o escolhido por Steve McClaren. “Acabei de chegar. Há muitas coisas para pensar, tenho mais de um mês e vou tomar uma decisão”, concluiu.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo