Inglaterra

Pep Guardiola: “Não consegui tirar o melhor de Kalvin Phillips”

Técnico do Manchester City admite que ele não conseguiu fazer o meio-campista Kalvin Phillips render o que se esperava dele

Substituir o jogador que foi eleito o melhor da última Champions League não é uma missão fácil. Especialmente se o seu desempenho ainda não convenceu muito os torcedores. É o que vai acontecer com Kalvin  Phillips, que será o substituto de Rodri, autor do gol da vitória na final da Champions League e que teve um grande desempenho ao longo do torneio. Será ele o titular em campo, segundo afirmou Pep Guardiola, no jogo contra o Newcastle, pela Copa da Liga, nesta quarta-feira (27), às 16h (horário de Brasília).

Na semana passada, Pep Guardiola fez muitos elogios a Rodri, a quem chamou de melhor volante do mundo. Sabendo que será o escolhido para entrar em campo e fazer a função, o técnico acredita que treinar e assistir ao desempenho de Rodri deve ajudar o próprio Philips a entender a sua função, ao mesmo tempo que adiciona o seu toque pessoal com suas características.

“É claro, estando de fora, sentado e vendo os jogadores e o que queremos para os treinos e jogos e assistindo, ajuda muito. Os jogadores são específicos. Trouxemos Kalvin pela sua qualidade. Não há jogadores iguais no futebol, todo jogador tem sua personalidade e qualidades”, afirmou Pep Guardiola.

“Marcelo (Bielsa, ex-treinador do Leeds) deu a Kalvin o melhor Kalvin da sua carreira. Eu adoraria ter feito com Kalvin o que Marcelo fez com ele”, afirmou o treinador. “Temos o nosso modo específico de jogar enquanto o estilo anterior (no Leeds) era perfeito para ele. Às vezes ele sofre em algumas coisas, mas no último jogo ele foi perfeito”.

Kalvin Phillips entrou no jogo contra o Nottingham Forest quando Rodri foi expulso. Ele jogou todo o segundo tempo. Com a suspensão automática de três jogos do volante espanhol pela expulsão, será uma chance para Phillips jogar e mostrar a sua qualidade. 

Durante a janela de transferências, ele teve a chance de deixar o clube, foi autorizado, mas recusou a oportunidade de sair para ficar no elenco e tentar buscar o seu espaço. “O clube falou com ele porque ele não tinha muitos minutos em campo”, afirmou Guardiola. “Ele disse: ‘Não, quero ficar’. Sua maior qualidade é que ele tem a cabeça aberta, sempre quer aprender e quer ajudar. Isso que podemos tentar fazer”. 

Jogador de seleção inglesa que não se firmou

Aos 27 anos, Kalvin Phillips chegou ao Manchester City na temporada passada, em julho de 2022, por um custo de 49 milhões de euros. Teve um grande desempenho pelos Whites, mas até aqui, pouco mais de um ano depois da sua chegada, ele ainda não conseguiu se firmar. Também porque o seu principal concorrente, Rodri, se tornou um titular absoluto e um jogador crucial para o estilo que Pep Guardiola quer que o time tenha.

Na temporada 2022/23, foram 21 jogos no total, com 593 minutos em campo, uma média de pouco mais de 28 minutos por partida. Um reserva, claramente. Apesar disso, ele seguiu na seleção inglesa. No último jogo dos Three Lions, foi titular diante da Escócia, em amistoso disputado em Glasgow, e foi bem.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo