Inglaterra

‘Sem Guardiola, você pode ter o melhor time do mundo… mas não joga o melhor futebol’

Ex-diretor do Manchester City destaca influência de Guardiola além das quatro linhas: “Ele é o centro da operação esportiva”

O Manchester City anunciou, no final de julho, a saída de Txiki Begiristain do cargo de diretor de futebol. O executivo espanhol chegou ao clube em 2012, e foi peça-chave na construção de uma das eras mais vitoriosas dos Citizens, marcada por sete títulos da Premier League, duas Copas da Inglaterra, uma Champions League e um Mundial de Clubes.

Ex-companheiro de Pep Guardiola no Barcelona, Begiristain teve papel determinante na contratação do técnico pelo City em 2016, retomando uma parceria que começou em 2008, quando o catalão assumiu o comando da equipe blaugrana.

Ao relembrar a relação com Guardiola, Txiki destacou a importância de reconhecer o papel do treinador dentro do clube, ressaltando não somente sua liderança técnica, mas também sua influência sobre o ambiente e a cultura organizacional.

Para o dirigente, entender os limites e as funções de cada um é fundamental para que o trabalho flua com excelência. Guardiola, segundo ele, precisa ser visto como o centro da operação esportiva do City — alguém que inspira e conduz todos ao mais alto nível.

— Você tem que entender o seu papel e também tem que entender que ele é o homem principal. Ele é o líder do grupo e deve ser visto como tal. Você só precisa ajudá-lo a manter a calma e mostrar a ele que você é capaz, dentro das estruturas do clube, de ajudá-lo a construir o melhor time do mundo — disse em entrevista ao jornal “Marca”.

O diferencial de Guardiola, na visão de Begiristain, está em sua capacidade de unir excelência tática com um estilo de jogo esteticamente superior ao dos adversários. Para o comandante dos Citizens, além de vencer, é importante dominar com identidade, beleza e consistência.

— Quando você tiver o melhor time do mundo, ele fará com que eles joguem o melhor futebol do mundo. Com ele, você pode ter os dois. Com outros, você pode ter o melhor time do mundo, mas não jogar o melhor futebol — concluiu.

Txiki Begiristain e Guardiola antes de jogo do Manchester City
Txiki Begiristain e Guardiola antes de jogo do Manchester City (Foto: Imago)

Quem substituiu Begiristain no City?

Três meses após a saída de Txiki Begiristain, o Manchester City confirmou a chegada de Hugo Viana, seu novo diretor de futebol. Ex-meia-atacante, o dirigente português se aposentou dos gramados em 2016, aos 33 anos, com a camisa do Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Em maio de 2017, iniciou sua primeira empreitada nos bastidores, como dirigente do Belenenses.

Contratado como diretor de futebol do Sporting em 2018, Hugo Viana foi um dos principais responsáveis pelo sucesso recente dos Leões — campeão português em 2021 e 2024. Nos primeiros meses de City, o lusitano contou com a ajuda de Begiristain. O espanhol, inclusive, rasgou elogios e aprovou a escolha de seu sucessor no cargo.

— Ele foi uma escolha de primeira classe. Pelos seus critérios, pela maneira como ele vê o futebol e pelas decisões que toma sobre os jogadores… Acho que estamos em boas mãos com ele.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo