‘Uma loucura’: Experimento ousado de Guardiola com Bernardo Silva quase foi mais radical
Português jogou em posição inusitada pelo Manchester City, mas poderia ter vivido uma improvisação ainda mais maluca
O fim da passagem de Pep Guardiola no Manchester City no último domingo (24) veio junto da saída de Bernardo Silva. O meia português era um dos queridinhos do técnico — chegou a ser chamado de “insubstituível” — e exerceu várias funções ao longo dos nove anos que atuou no Etihad Stadium.
Foi camisa 10, ponta pelos dois lados, volante, falso nove e até lateral-esquerdo. A função mais defensiva ocorreu em fevereiro de 2023, quando os Citizens fizeram um jogo decisivo pela Premier League daquela temporada contra o então líder Arsenal.
Uma ideia muito ousada que acabou dando certo, afinal, o City venceu por 3 a 1 com boa atuação de Bernardo, resultado que fez parte da sequência de 16 jogos invictos que deu o título ao lado azul pelo derretimento de Gunners. O plano, porém, poderia ter sido ainda mais extremista, como revelou o jogador ao “The Athletic”.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F05%2Fpep-guardiola-bernardo-silva-manchester-city-1-scaled.jpg)
Bernardo Silva quase foi zagueiro em City x Arsenal
Mesmo tendo Nathan Aké para formar a zaga com Rúben Dias naquela partida contra o Arsenal, Guardiola pensou e treinou primeiro Silva como zagueiro. O jogador até que comprou a ideia, apesar de estranhá-la, mas o treinador espanhol mudou de ideia depois de outro treinamento.
— No começo, a primeira ideia dele era me colocar como zagueiro, e eu realmente treinei como zagueiro. Nathan seria o lateral-esquerdo, eu e o Rúben formaríamos a dupla de zaga. Quando ele me chamou para a sala dele, eu pensei: ‘Uau…’. Ele perguntou: ‘Você consegue fazer isso?’. E eu respondi: ‘Sim, claro que vou tentar. Você sabe que não é a minha posição natural, mas vou fazer se você quiser’ — contou.
— Depois de um treino, ele disse: ‘Acho melhor mudarmos: o Nathan vai para a zaga e você joga na lateral-esquerda’. Ainda assim, provavelmente parecia uma loucura fazer aquilo, especialmente em um jogo tão difícil contra o Arsenal, que era o líder da liga naquele momento. E nós vencemos aquela partida, o que foi muito bom. É bom ter a confiança do seu treinador para atuar em qualquer posição do campo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Português é o jogador favorito de Guardiola na carreira
As declarações de Bernardo Silva foram em uma reportagem especial do “The Athletic” sobre os dez anos do treinador no Etihad Stadium. O texto destaca que o meia, presente em 90% do tempo com o espanhol na Inglaterra, é “possivelmente o jogador favorito de Guardiola de todos os tempos“, segundo pessoas próximas de Pep.
Inclusive, o português até hoje é chamado de “Bernardiki” no vestiário dos Citizens graças ao técnico, que o chamou assim durante um treinamento há dois anos e o apelido pegou.
A saída da dupla deixa uma enorme lacuna no clube inglês, assim como a despedida de John Stones, outro nome importante nesta era vencedora do time. Será uma nova era no Etihad Stadium, provavelmente com Enzo Maresca e novos reforços para compensar a ausência dos ídolos.