Especulado no United, Southgate enfim quebra silêncio após saída da Inglaterra
Em paz com a decisão de deixar a seleção, técnico dá pistas sobre o futuro da carreira
Gareth Southgate enfim quebrou o silêncio. Após amargar o segundo vice-campeonato de Eurocopa consecutivo (em julho) e interromper seu trabalho à frente da seleção inglesa, o técnico de 54 anos se blindou e, até esta quarta-feira (11), não havia falado com a imprensa.
Quase dois meses depois do desligamento, Soutghate concedeu entrevista a Sky News e revelou o que pensa para o seu futuro. O treinador disse estar aberto a diversas possibilidades, inclusive fora do futebol.
— Tenho muitas oportunidades, estou muito aberto ao que vem a seguir. Isso pode ser no futebol, pode ser fora do futebol. Vou apenas tirar um tempo, me refrescar, recarregar e partir daí. Acho que no momento as pessoas sabem que preciso recuperar minha energia — pontuou Southgate.
Especulado no Manchester United no final da temporada passada, o ex-técnico da Inglaterra deu a entender que não quer saber de trabalho no momento. O objetivo agora, segundo o próprio, é curtir a vida.
— Estou decidido a aproveitar minha vida, não vou me apressar em nada. Quero ter certeza de que estou tomando boas decisões.
Arrependido do pedido de demissão?
Treinador mais longevo da história da Inglaterra, Southgate esteve à frente dos Três Leões durante sete anos e 10 meses. Em 102 jogos, obteve 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas.
Apesar do longo período dirigindo a seleção, Southgate não conquistou nenhum título, e isso acabou pesando para sua saída.
O jovem técnico suportou a pressão — da torcida e imprensa local — até onde deu. De fato, não havia mais clima para continuidade, e ele não se arrepende de ter pedido demissão.
— Acho que provavelmente era o momento certo para a mudança. Não acho que você possa se arrepender. Tomamos decisões com as informações que tínhamos na época para tentar produzir um time vencedor. Aumentamos as expectativas e isso foi importante. Precisávamos colocar o futebol inglês de volta no mapa.
Desempenho da Inglaterra sob o comando de Southgate
- Quarto lugar na Copa do Mundo de 2018;
- Vice-campeã da Eurocopa 2020;
- Queda nas quartas de final na Copa do Mundo de 2022;
- Vice-campeã da Eurocopa 2024
Qual a chance do Manchester United contratar Southgate?
O nome de Soutghate foi bastante ligado ao Manchester United nos últimos meses. Diante das incertezas sobre o trabalho de Erik Ten Hag, a imprensa inglesa passou a especular o então técnico da seleção nos Red Devils.
Os rumores, no entanto, esfriaram após Ten Hag renovar seu contrato. No início de julho, poucos dias antes da Inglaterra ser derrotada pela Espanha na final da Euro, o United anunciou a extensão do vínculo com o treinador holandês até junho de 2026.
Em duas temporadas à frente do clube de Manchester, Ten Hag conquistou dois títulos: Copa da Liga Inglesa, em 2022/23, e Copa da Inglaterra, em 2023/24. Ainda assim, seu trabalho passa longe de ser unanimidade entre os torcedores.
Atuações irregulares, derrotas acachapantes e campanha pífia na Premier League 2023/2024: são muitas as insatisfações com o trabalho do holandês que, até segunda ordem, permanece no cargo.
Com dois revezes nas três primeiras rodadas, o United largou mal na atual edição da Premier League e Ten Hag voltou a receber enxurrada de críticas.
Como citado, ele segue respaldado pela diretoria. A questão é: até quando? Enquanto isso, Soutghate tira período sabático, mas segue livre no mercado.