Arsenal preocupado? Quebra-cabeça do mercado transforma Martinelli em ‘plano B’ de gigante
Arteta tem dado oportunidades a reforço e mostra que brasileiro terá alta competitividade nos Gunners
O Galatasaray pode entrar na briga para tirar Gabriel Martinelli do Arsenal. De acordo com o jornalista italiano Gianluca Dimarzio, o gigante turco vê o brasileiro como um “plano B” em caso de não conseguir viabilizar a contratação do português Rafael Leão, que já anunciou que deseja deixar o Milan.
Os turcos teriam entrado em contato com o Arsenal para saber informações sobre o brasileiro. O negócio ficou mais difícil, no entanto, com a renovação de Vinícius Junior com o Real Madrid. Vini era um dos alvos dos Gunners no mercado e sem o astro Merengue, seria ainda mais difícil que os londrinos liberasse uma peça em seu setor ofensivo.
Contratações da Premier League 2026/27: Veja rumores e o vai e vem do mercado
Apesar de ter seu nome ligado a especulações, Martinelli continua integrado ao grupo do Arsenal e vem participando normalmente da pré-temporada. O brasileiro ainda tem espaço no planejamento de Arteta, mas a movimentação do clube no mercado pode modificar a disputa por posições no ataque ao longo da temporada.
O Arsenal também já contratou Christos Tzolis, que vem sendo ganhando oportunidades pela ala esquerda durante a pré-temporada. O grego marcou contra o Girona em sua estreia e deu uma assistência na partida contra o Real Betis. O bom início do reforço aumenta a disputa por minutos justamente em uma das posições em que Martinelli costuma atuar.
A situação, portanto, deve ser acompanhada de perto pelo Galatasaray. O clube turco busca informações sobre as condições de uma possível negociação, enquanto o Arsenal avalia seu elenco ofensivo e as alternativas disponíveis para a próxima temporada.
Gabriel Martinelli segue sendo importante no Arsenal
Apesar da possibilidade de uma saída ganhar espaço nos bastidores, Gabriel Martinelli segue sendo importante no Arsenal. O jogador vem sendo utilizado por Mikel Arteta durante a pré-temporada e continua fazendo parte das opções ofensivas do treinador para a próxima temporada.
Contra o Real Betis, por exemplo, Martinelli atuou ao lado de Viktor Gyökeres, Kai Havertz e Gabriel Jesus. O brasileiro teve liberdade para se movimentar pelo setor ofensivo e alternou entre a ponta esquerda e uma posição mais central. A função lembra, em alguns momentos, o papel que exerceu pela seleção brasileira durante a Copa do Mundo, quando também apareceu por dentro para participar da construção das jogadas.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F08%2FGabriel-Martinelli-scaled.jpg)
A versatilidade pode ser um dos fatores que ajudam Martinelli a permanecer nos planos de Arteta. Além de atuar aberto pela esquerda, o atacante tem condições de ocupar espaços mais próximos da área e contribuir em diferentes funções no sistema ofensivo. Com uma temporada longa pela frente, essa capacidade de desempenhar mais de uma função pode ser importante para o Arsenal.
O jogador também ganhou mais destaque justamente durante o Mundial. Martinelli foi utilizado por Carlo Ancelotti em algumas partidas e teve participação decisiva na campanha brasileira. O atacante marcou o gol heroico da classificação do Brasil contra o Japão, em um momento de grande importância para a equipe.