Inglaterra

Football Association investigará acusação de racismo envolvendo Roberto Firmino

O clássico entre Liverpool e Everton, pela Copa da Inglaterra, terminou com uma denúncia grave feita por Mason Holgate. O defensor dos Toffees alega que foi vítima de insultos racistas por parte de Roberto Firmino, atacante dos Reds. A Football Association anunciou que investigará o episódio. O Liverpool venceu o jogo por 2 a 1 e avançou na competição.

O imbróglio entre Holgate e Firmino aconteceu aos 40 minutos, em uma disputa de bola na lateral do campo. O defensor empurrou o atacante em direção às arquibancadas e ele passou as placas de publicidade, caindo em cima de sua torcida. Enfurecido, Firmino saiu correndo para questionar Holgate e acabou contido pelo árbitro Bobby Madley. Uma das câmeras mostra que, no início da discussão, o brasileiro fala: “Cê tá louco, seu filho da puta?”. Segue discutindo com o inglês, que depois de alguns segundos reage, fica indignado e tenta partir para cima do adversário. Holgate ainda passou um tempo argumentando com o árbitro, antes que o jogo fosse retomado.

“A FA pode confirmar que o árbitro Bobby Madley está ciente de uma alegação durante o jogo entre Liverpool e Everton e, posteriormente, reportou isso à federação, que agora começará a fazer os questionamentos sobre o assunto”, publicou a entidade nacional. Depois do jogo, Madley deu sua versão do episódio ao quarto árbitro e voltou a conversar com Holgate.

Posteriormente, o Liverpool também se posicionou sobre a acusação contra Firmino, através de um porta-voz: “O clube e o jogador cooperarão plenamente com as autoridades competentes para garantir que os fatos sejam estabelecidos, se necessário ou se forem requisitados. Enquanto o processo estiver em curso, nós não iremos fazer nenhum outro comentário”.

Diretor de futebol do Everton, Steve Walsh também preferiu não fazer comentários incisivos sobre o ocorrido:  “Eu não direi nada até que os mecanismos sejam usados para descobrir exatamente o que aconteceu e o que não aconteceu. Estou aqui para falar sobre futebol, não sobre incidentes controversos, porque o futebol é a minha vida e qualquer coisa fora do jogo precisa ser lidado pelas autoridades”.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo