Inglaterra

Fernando Torres: será que estamos sendo justos com ele?

Fernando Torres virou uma piada pronta. Sinônimo de jogador que não faz gols, que perde chances claras, que joga mal… Mesmo com esse estigma, Torres marcou um dos gols do Chelsea na final da Liga Europa, na vitória por 2 a 1 sobre o Benfica, que deu o título aos Blues. Se olharmos os números do atacante espanhol na temporada, não foi tão ruim assim. Pelo contrário: dá para dizer que a temporada do jogador foi até boa e com mais gols que muitos jogadores mais badalados que ele neste momento.

Com o gol que marcou na final da Liga Europa, Torres chegou a 22 na temporada em 63 jogos disputados (50 deles como titular). Ele fez mais gols, por exemplo, do que Sergio Aguero, do Manhester City, ou Wayne Rooney, do Manchester United. Fez mais gols também que qualquer jogador do Arsenal. Walcott, o jogador que mais balançou as redes pelos Gunners, tem um gol a menos que o espanhol. Torres é o artilheiro do Chelsea, à frente de Juan Mata, que fez 19 gols, e Frank Lampard, que tem 18.

Curiosamente, Torres tem mais gols nas competições europeias do que no Campeonato Inglês. São 14 jogos em competições europeias nesta temporada e nove gols. Só na Liga Europa, são nove jogos e seis gols, incluindo um na final. Os números europeus contrastam com os da Premier League, onde ele tem 27 jogos e marcou apenas sete gols. Demba Ba, que chegou para assumir o lugar de Torres, marcou apenas dois gols pelo clube na mesma competição, em dez jogos disputados. No total, Demba Ba fez 16 jogos pelo Chelsea e marcou seis gols.

Na temporada 2011/12, Torres fez 49 jogos e marcou 11 gols. Foi a sua primeira temporada completa pelos Blues. Nos seus seis primeiros meses, quando foi contratado, Torres fez 18 jogos e marcou apenas um gol. Os números da atual temporada são próximos a outras temporadas, seja por Chelsea ou por Liverpool.

A melhor temporada de Torres no Liverpool foi a primeira, 2007/08, quando fez 46 jogos e marcou 33 gols. Na temporada seguinte, 2008/09, Torres fez 38 jogos e 17 gols. Em 2009/10, foram 32 jogos e 22 gols. A temporada 2010/11 foi aquela que ele mudou de clube. Pelo fez 28 jogos e nove gols antes de ser contratado pelo Chelsea.

O que se vê é que, apesar da galhofa, os números de Fernando Torres nesta temporada são bons. Certamente o seu nível de atuação não é o que se esperava quando o Chelsea o contratou por £ 50 milhões, mas está longe de ser o “pereba” ou “grosso” que às vezes se diz por aí.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo