FA discute possível vaga européia do Cardiff

A possibilidade de título do galês Cardiff na FA Cup levou a federação inglesa a discutir a hipótese de o time disputar a Copa Uefa na próxima temporada. De acordo com um porta-voz da FA, a “posição histórica” da entidade é de que apenas clubes ingleses podem representar o país em competições européias, mas não está descartada uma mudança no critério.
O Cardiff, que disputa a segunda divisão inglesa, eliminou o Middlesbrough nas quartas-de-final da FA Cup e vai disputar contra o Barnsley uma vaga na decisão. O campeão do torneio garante uma vaga na Copa Uefa. A princípio, em caso de título do Cardiff, o vice iria para a Europa em seu lugar. A outra semifinal será disputada entre Portsmouth e West Bromwich.
“Em uma organização desta grandeza e história, entende-se que haja posições históricas que se desenvolveram através dos anos, sem relação com uma regra específica”, declarou o porta-voz. “Sentimos que agora é o momento adequado para analisar a situação sob uma nova luz”.
“Obviamente, a questão é relevante para os quatro times restantes na competição, então pensamos em comunicar nossa posição a eles o mais rápido possível. Não é do interesse de ninguém que isso se arraste por um longo tempo”, justificou.
O Cardiff conquistou a FA Cup em 1927, quando não havia competições européias. Apesar da formação da liga galesa, em 1992, o clube continuou jogando na Inglaterra, a exemplo de Wrexham e Swansea.
O presidente da Uefa, Michel Platini, posicionou-se favoravelmente à participação do Cardiff na Copa Uefa caso o time se sagre campeão da Copa da Inglaterra.



