‘Precisa de pressão’: Ex-técnico de Matheus Cunha explica sucesso do brasileiro na Premier League
Apesar da campanha irregular do Wolverhampton na Premier League, brasileiro é um dos principais destaques da equipe
Protagonista do Wolverhampton, Matheus Cunha atravessa o melhor momento da carreira. Autor de nove gols e três assistências em 18 jogos na temporada, o atacante é o brasileiro com maior destaque na Premier League 2024/2025.
Em entrevista recente à “ESPN”, Cunha admitiu que seu atual posicionamento no esquema do Wolves — espécie de um camisa 10 flutuante com liberdade de movimentação — foi determinante para essa crescente no futebol inglês.
O que pouca gente sabe, é que ele começou a carreira como meia e, por isso, tem certa facilidade para desempenhar tal função em campo. César Bueno, técnico de Cunha na base do Coritiba, relembrou o início do jogador em entrevista à “PL Brasil”.
— Ele era um 10 clássico — afirma Bueno.
— Um jogador muito intenso, muito hábil, de muita mobilidade. No sub-15, ele já começou a trabalhar mais como um camisa 9, virou titular da equipe e teve muito destaque. Ele é inteligentíssimo. A parte tática foi o grande ganho dele. Isso fez grande diferença.
Jogador de personalidade e com poder de decisão
Desde muito cedo, Matheus Cunha gosta de desafios. Lidar com a pressão faz parte da vida de um jogador de futebol, e o atacante sabe lidar bem com isso. É o que conta César Bueno.
— Nessas mudanças de posições, ele se adequou muito bem. Enquanto tem alguns jogadores que sentem essa pressão, o Matheus é o oposto. Ele precisa dessa pressão, de ser o ator principal, do time focar muito nele. É o momento em que ele mais rende.
Em 2017, quando o Coritiba foi convidado para participar da Dallas Cup, competição de base nos Estados Unidos, olheiros do Sion, da Suíça, foram enviados ao torneio para observarem Cunha de perto.
Pouco depois da volta do Coxa ao Brasil, o atacante foi negociado com o clube europeu. Desde então, ele não saiu mais do velho continente — passou pelo futebol alemão (RB Leipzig e Hertha Berlim), Atlético de Madrid e, hoje, está na Premier League.
Para Bueno, a personalidade, concentração e ambição do atacante foram os fatores determinantes para seu sucesso no mundo da bola.
— Sempre foi um cara extremamente carismático, comunicativo, nunca passou dificuldade. Sempre teve personalidade, nunca foi o boleirão. Gostava da conversa, das brincadeiras, mas sempre levou a carreira com um nível de concentração e ambição muito alto.
Chegada de Vitor Pereira e atual momento do Wolves
Com apenas 12 pontos ganhos em 17 rodadas (três vitórias, três empates e 11 derrotas), o Wolverhampton de Matheus Cunha amarga a 18ª colocação e abre a zona de rebaixamento da Premier League.
Em virtude da péssima campanha, Gary O'Neil acabou demitido pela diretoria dos Wolves, que buscou uma figura bem conhecida no futebol brasileiro: Vitor Pereira, ex-Flamengo e Corinthians.
Contratado na semana passada, o técnico português estreou com vitória fora de casa, por 3 a 0 sobre o Leicester, no último domingo (22).