Ex-capitão como interino e novo velho técnico: Everton vive nostalgia após demitir Dyche
Dono de campanha irregular, clube de Liverpool luta mais uma vez contra o rebaixamento na Premier League
Sean Dyche não é mais técnico do Everton. Nesta quinta-feira (9), cerca de três horas antes de enfrentar o Peterborough United, pela terceira rodada da Copa da Inglaterra, o clube de Liverpool anunciou a demissão do treinador.
Além de Dyche, deixaram o Everton os auxiliares Ian Woan, Steve Stone, Mark Howard e Billy Mercer. Em comunicado, os Toffees informaram que o processo da contratação de um novo técnico “já está em curso”. David Moyes, ex-West Ham, é o favorito.
Enquanto isso, o time será comandado de forma interina pelo ex-jogador e capitão Leighton Baines, que atualmente dirige o sub-18 dos Toffees. Capitão da equipe nesta temporada, Seamus Coleman atuará como uma espécie de auxiliar de Baines.
Everton tem David Moyes como principal alvo
De acordo com o “The Athletic”, David Moyes surge como o principal alvo do Grupo Friedkin (novo dono do Everton) para suceder Sean Dyche. As conversas estão em andamento e a chance de acerto é alta.
Moyes, de 61 anos, está desempregado desde que deixou o West Ham no final da temporada passada.
Ele passou mais de 11 anos no comando do Everton em sua primeira passagem, levando o clube às eliminatórias da Champions League, em 2005, e à final da Copa da Inglaterra, em 2009.
Moyes foi eleito três vezes técnico do ano pela League Managers Association (LMA) durante seu tempo no Everton, antes de deixar a equipe em 2013, para substituir Sir Alex Ferguson no Manchester United.
José Mourinho também é cogitado
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, José Mourinho é um dos alvos do Grupo Friedkin para assumir o comando do Everton. O português é treinador do Fenerbahçe, da Turquia, e tem contrato até 2026.
Antes de assumir o clube turco, o Special One treinou a Roma e conquistou o título da Liga Europa 2021/22. Dono da equipe italiana desde 2020, o Grupo Friedkin acertou recentemente a compra do Everton, o que justifica o interesse em Mourinho.
Quem não gostou muito do “assédio” do Everton e de outros clubes da Europa em Mourinho foi o Fenerbahçe. Ali Koç, presidente do time turco, tratou de afastar os rumores e bancou a permanência do lusitano para próxima temporada.
— Campeão ou não, Mourinho vai continuar. Vamos manter este caminho em que acreditamos — disse o mandatário.
Como Sean Dyche deixa o Everton?
- 16º colocado da Premier League (duas posições acima da zona de rebaixamento), com 17 pontos;
- Três vitórias, oito empates e oito derrotas na Premier League, com 15 gols marcados e 25 sofridos;
- Disputará a terceira rodada da Copa da Inglaterra em casa, contra o Peterborough United, da terceira divisão da Inglaterra.
Próximos jogos do Everton
- Everton x Peterborough United — Copa da Inglaterra — 9/1
- Everton x Aston Villa — Premier League — 15/1
- Everton x Tottenham — Premier League — 19/1