Eriksen completa sua recuperação assinando contrato de três anos com o Manchester United
Pouco mais de um ano depois do ataque cardíaco, o dinamarquês está de volta a um grande clube europeu e com contrato de longo prazo
A carreira de Christian Eriksen ficou seriamente em dúvida. Um ataque cardíaco em campo é coisa séria. Seu contrato com a Internazionale foi rescindindo porque o desfibrilador instalado em seu peito o impedia de jogar no Campeonato Italiano. Quem apostaria dinheiro em médio ou longo prazo diante de tantas incertezas? A melhor opção que encontrou foi um acordo temporário com o Brentford, mas agora tudo voltou ao normal. Ele está novamente em um dos maiores clubes da Europa e com um longo contrato, de três temporadas, com o Manchester United.
É uma recuperação notável em um curto espaço de tempo. O colapso que assustou o mundo inteiro aconteceu na primeira rodada da Eurocopa, em 12 de junho de 2021, pouco mais de um ano atrás. Ele reconstruiu sua saúde, sua forma física e o seu ritmo de jogo. Apostou em si mesmo ao escolher o ótimo projeto do Brentford e a vitrine da Premier League para mostrar que ainda sabia jogar futebol melhor do que muita gente. Teve destaque e, principalmente, ficou bastante tempo em campo: disputou os 90 minutos em 10 das últimas 11 rodadas da Premier League.
E, de repente, era uma das melhores barganhas do mercado. Estava livre, sem contrato, e dando todos os sinais de que não havia sequelas sérias. No mínimo, é uma aposta calculada com um possível retorno extraordinário. Houve interesse de muitos clubes, incluindo o seu primeiro na Inglaterra, o Tottenham. O jogador de 30 anos, porém, gostou da ideia de trabalhar com Erik ten Hag no Manchester United, um homem versado nas filosofias do Ajax que ajudaram a formar Eriksen.
“Eu vi o trabalho de Erik no Ajax e sei do nível de detalhe e preparação que ele e seus funcionários têm todos os dias. Está claro que ele é um fantástico técnico. Tendo falado com ele e descobrindo mais sobre a sua visão e a maneira que ele quer que o time jogue, estou ainda mais empolgado pelo futuro. Eu ainda tenho grandes ambições no esporte. Há muita coisa que eu sei que posso conquistar e este é o lugar perfeito para continuar minha jornada”, disse Eriksen.
Eriksen é a segunda contratação da era Ten Hag, após o lateral esquerdo Tyrell Malacia. As negociações pelo zagueiro Lisandro Martínez estão progredindo bem, segundo a imprensa inglesa. Ainda há a novela envolvendo Frenkie de Jong. O Barcelona quer vendê-lo, o Manchester United quer comprá-lo, e ele não parece muito disposto a se mudar. Será interessante ver como Ten Hag pensa em utilizar Eriksen, porque suas qualidades e defeitos se sobrepõem, em certo nível, com as de Bruno Fernandes. É possível montar um meio-campo com os dois e um volante? Ou o dinamarquês será mais uma peça de rotação?
Mesmo se for, um ano atrás, Eriksen daria tudo para que uma briga por posição no maior campeão inglês fosse a questão mais importante da sua carreira. E agora ela é. Independentemente do que acontecer daqui para a frente, à exceção de outra repentina questão séria de saúde, o mais importante foi ter recuperado a perspectiva, a ambição e a capacidade de continuar sonhando com conquistas e glórias que estão sempre ao alcance de um jogador da sua qualidade.



