InglaterraPremier League

Endiabrado, Newcastle tenta atrapalhar guinada do City

O Manchester City conquistou um resultado importantíssimo no clássico ante o Manchester United no Etihad Stadium. A liderança no Campeonato Inglês foi tomada, mas o trabalho não está completo. No domingo, os Citizens terão parada duríssima no St. James Park. Enfrentam o Newcastle, vindo de sete vitórias nos últimos oito jogos, entre elas o triunfo incontestável sobre o Chelsea em pleno Stamford Bridge, na última quarta-feira.

Os Magpies aparecem na quinta colocação do Campeonato Inglês, atrás do Tottenham apenas por conta do saldo de gols, e vivo na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O saldo, aliás, é o que pesa a favor do City na disputa contra o United. Os azuis têm os mesmos 83 pontos dos Red Devils, mas diferença de oito tentos a mais, a duas rodadas do fim da Premier League.

Historicamente, o St. James Park traz boas lembranças aos azuis. O último título do clube no Campeonato Inglês foi conquistado justamente no estádio do norte da Inglaterra, na rodada final da temporada 1967/68. E o retrospecto recente também dá vantagem ao time de Manchester, que venceu sete dos últimos oito confrontos ante o Toon.

Como os times vão a campo

A principal dúvida do técnico Alan Pardew fica para o meio de campo do Newcastle. Cheik Tioté saiu de campo contra o Chelsea com uma lesão na cabeça e passará por novos exames para saber se jogará. Caso seja confirmado, o marfinense acompanha Jonas Gutiérrez e Yohan Cabaye no setor. Já a lateral direita pode ter a volta de Danny Simpson, recuperando-se de problema no tornozelo.

As maiores atenções, entretanto, ficarão voltadas ao ataque dos Magpies. Não exatamente a Hatem Ben Arfa e Demba Ba, que darão volume de jogo pelos lados do campo. Mas sim em Papiss Cissé, a sensação do futebol inglês em 2012. O camisa 9 ostenta números impressionantes: são 13 tentos em 12 partidas, um a cada 71 minutos – a melhor marca da história da EPL. Além disso, o senegalês vem de dois golaços contra o Chelsea.

Para não passar apuros com Cissé, Roberto Mancini contará com a solidez da dupla de zaga formada por Joleon Lescott e Vincent Kompany, além de Pablo Zabaleta e Gaël Clichy nas laterais. A preocupação do Manchester City, porém, aparece justamente no gol. Joe Hart sentiu dores no pés, o que não deve impedi-lo de ir para o sacrifício.

Yaya Touré, o melhor em campo no clássico, segue compondo parceria com Gareth Barry na cabeça de área. Abertos pelas pontas, David Silva e Samir Nasri são intocáveis na reta final da campanha. Mas a real esperança vem da dupla formada por Carlos Tevez e Sergio Agüero, arrasadora na sequência de quatro vitórias dos azuis. São nove gols e quatro assistências da dupla argentina no período, responsável direta pela recuperação da equipe na tabela.

United torce e joga a vida

Precisando do resultado para se manter na cola dos rivais, o Manchester United recebe o Swansea em Old Trafford no domingo. E os Red Devils precisam recuperar o embalo na Premier League, depois de venceram apenas um de seus últimos quatro jogos. Do outro lado, os galeses também perderam a boa forma apresentada no início da campanha, com um triunfo nos sete encontros mais recentes.

Para a partida, Sir Alex Ferguson apresentará uma formação mais ofensiva do que no clássico, com as prováveis voltas de Ashley Young e Chicharito Hernández na equipe titular. Já Danny Welbeck e Jonathan Evans, lesionados, são as principais baixas. Os Swans não têm baixas e prometem incomodar com o quarteto ofensivo composto por Scott Sinclair, Nathan Dyer, Gilfy Sigurdsson e Danny Graham.

Decisão pela Champions e também na FA Cup

Na briga pela Champions, o Arsenal tenta segurar a terceira colocação diante do Norwich City, no Emirates Stadium. Os Gunners somam 66 pontos, um a mais que o Tottenham. Os Spurs tentam afastar ainda mais a má fase e chegar à terceira vitória consecutiva contra o Aston Villa, em Birmingham. Harry Redknapp, no entanto, poderá não escalar Luka Modric e Kyle Walker, dúvidas por conta de contusão, embora conte com o retorno de Scott Parker.

E a rodada na Inglaterra ainda contará com casa cheia no Wembley: Chelsea e Liverpool decidem a FA Cup no sábado, quatro dias antes de se reencontrarem pela EPL. Jogando a sorte na temporada, os Reds contarão com seu time titular, liderado por Steven Gerrard e Luis Suárez. Já os Blues seguem sem David Luiz e Gary Cahill de fora. Sem os dois, John Terry e Branislav Ivanovic formarão a zaga. Mais à frente, Lampard, Mata e Ramires estão confirmados, enquanto Drogba deverá ser o titular no ataque, com Fernando Torres no banco.

Confira os jogos da 37ª rodada da Premier League:

Sábado, 5/mai
Arsenal x Norwich City

Domingo, 6/mai
Newcastle x Manchester City
Aston Villa x Tottenham
Bolton x West Bromwich
Fulham x Sunderland
Queens Park Rangers x Stoke City
Wolverhampton x Everton
Manchester United x Swansea City

Segunda-feira, 7/mai
Blackburn x Wigan

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo