InglaterraPremier League

Encontraram uma bomba nazista da década de 1940 do lado do Wembley

Wembley Park teve uma sexta-feira agitada. Na tarde desta quinta, uma bomba não deflagrada foi encontrada em um local sob obras no subúrbio londrino, a apenas 200 metros do Estádio de Wembley, e gerou uma movimentação maciça do exército britânico. Apenas 24 horas depois, o explosivo, supostamente lançado pela Alemanha nazista no início da década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, havia sido retirado do local e levado para uma localização não divulgada, para que fosse detonado de forma segura.

VEJA TAMBÉM: Este mapa mostra como as bombas da Segunda Guerra atacaram o futebol em Londres

Segundo o exército britânico, a bomba pesava 50 quilos e representava um risco real de vida às pessoas próximas ao local em que foi encontrada. Portanto, cerca de 300 casas e negócios foram evacuados pelas forças armadas enquanto uma equipe especializada trabalhava na remoção do artefato. A 200 metros do Wembley, palco das decisões de copas inglesas e de jogos da seleção, o explosivo não representava risco para o estádio, segundo a polícia. Entretanto, o cordão de isolamento feito abrangia um raio de 400 metros a partir do ponto em que o objeto foi encontrado.

O superintendente chefe da polícia Mick Gallagher elogiou a postura das pessoas diante da informação de que uma bomba não deflagrada havia sido encontrada. Um centro de evacuação recebeu 70 pessoas durante a noite, enquanto outras se juntaram ao número durante a manhã desta sexta. Um porta-voz do exército britânico “Essa bomba é uma munição viva, em condições potencialmente perigosas, então era importante que as pessoas ouvissem a polícia para que esse incidente fosse encerrado de maneira segura. Qualquer bomba, mesmo com sua explosão sob controle, pode causar danos significativos a propriedades e é um risco de verdade às pessoas.”

VEJA TAMBÉM: Os craques da Nike têm chuteiras novas para a reta final da temporada

Com jogos marcados para este fim de semana, chegou a haver dúvidas sobre a possibilidade da realização destas partidas, mas a organização do Estádio de Wembley foi rápida em garantir que todos os duelos seguiriam a programação normal. Entre este sábado e segunda-feira, três duelos relevantes para as divisões da Football League estão marcados para o principal palco do futebol inglês. No sábado, Southend e Wycombe se enfrentam pelo playoff da quarta divisão; no domingo, Preston North End e Swindon Town, da terceira divisão, decidem quem sobe à segundona; e, na segunda-feira, pela Championship, é a vez de Middlesbrough e Norwich se enfrentarem pela última vaga na Premier League da próxima temporada.

Essa é a segunda vez em um intervalo de poucos meses em que uma bomba da Segunda Guerra Mundial é encontrada próxima a um estádio mundialmente conhecido. Em fevereiro, localizaram um explosivo de origem britânica ao lado do Signal Iduna Park, do Borussia Dortmund, forçando a evacuação da área, o cancelamento de tours turísticos no estádio e quase afetando uma entrevista coletiva de Jürgen Klopp, que aconteceu horas depois, com as atividades do local retomadas. Pelo reincidente tão cedo, não seria loucura imaginar uma busca por bombas não deflagradas próximas a outros estádios, sobretudo nesses dois países, alvos de tantos ataques aéreos mútuos.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo