Inglaterra

Em demonstração de seu novo poder de compra, Newcastle anuncia acordo por zagueiro Sven Botman

O jogador também estava na mira do Milan, que não conseguiu chegar aos valores que o clube inglês pagará pelo jogador de 22 anos do Lille

Interessado desde janeiro, o Newcastle anunciou um “acordo em princípio” com o Lille pela contratação do promissor zagueiro holandês do Lille, Sven Botman, 22 anos, aproveitando-se da sua nova condição financeira para afastar a concorrência de outros clubes europeus. Ele completou os exames médicos, posou para fotos com a camisa alvinegra e o processo todo será finalizado esta semana.

O Newcastle pagará € 37 milhões para transformar Botman em seu segundo reforço nesta janela de transferências, segundo o Guardian, a BBC e o jornalista Fabrizio Romano. De acordo com o Newcastle Chronicle, um valor ao qual o Milan, outro clube que estava na briga, não conseguiu chegar para assegurar o defensor das seleções de base da Holanda.

Que um clube que brigou contra o rebaixamento na última temporada, e provavelmente ficará no meio da tabela na próxima, tenha conseguido pagar mais do que o atual campeão italiano é um sinal claro do novo patamar de mercado do Newcastle – e também da superioridade financeira da Premier League em relação às outras grandes ligas da Europa.

“O Newcastle fechou um acordo em princípio com o Lille pela contratação do defensor holandês Sven Botman por uma taxa de transferência não revelada, vencendo a competição de vários times europeus para assegurar o bem cotado zagueiro. Botman completou seu exame médico em Tyneside e concordou com os termos de um contrato de cinco anos. As formalidades da transferências devem ser concluídas esta semana, e em seguida o jogador de 22 anos se tornará oficialmente jogador do Newcastle”, explicou o clube.

Botman parecia disposto a ir para qualquer um dos dois clubes e, segundo o seu ex-técnico no Lille, Jocelyn Gourvennec, ficou decepcionado por não ter recebido permissão para sair em janeiro, quando o Newcastle fez seu primeiro sacolão de compras para tentar escapar do rebaixamento – Bruno Guimarães, Chris Wood, Kieran Trippier, Dan Burn e Matt Targett.

“Sven estava conversando com o presidente e queria falar comigo também. Eu disse para ele: se você tem o Newcastle agora em janeiro, terá o Newcastle no verão. Eu acho que é melhor você ficar aqui e terminar seu trabalho. Nós tínhamos que nos preparar para jogar a Champions League contra o Chelsea (pelas oitavas de final). Nunca é fácil chegar a um clube em janeiro. A adaptação nunca é ideal. Esperar foi uma boa decisão. É uma boa escolha para ele porque ele descobrirá a Premier League. Ele tem todas as qualidades para jogar bem na Premier League, não tenho dúvida”, disse Gouvernnec ao Newcastle Chronicle.

Formado na base do Ajax, o zagueiro de quase dois metros de altura chegou ao Lille em 2020, após um empréstimo ao Heerenveen, e jogou 37 das 38 rodadas que deram ao clube o surpreendente título francês daquela temporada. Despede-se com 79 partidas por todas as competições e brigará por posição no St. James Park com Dan Burn, Fabian Schär, Jamaal Lascelles, Ciaran Clark e Federico Fernández, a menos que algum deles seja negociado. Após confirmar a permanência de Targett, o Newcastle também contratou o goleiro Nick Pope.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo