Inglaterra

Efeito Rashford? Técnico do Chelsea imita Rúben Amorim ao explicar ausência de atacante

Além da derrota para o Fulham, Enzo Maresca teve que justificar decisão polêmica durante coletiva

Nesta quinta-feira (26) de Boxing Day na Inglaterra, o Chelsea viu sua sequência invicta cair diante do Fulham. Em pleno Stamford Bridge, os Blues foram derrotados por 2 a 1, com direito a gol do brasileiro Rodrigo Muniz nos acréscimos. Eram 12 jogos sem perder.

Antes da bola rolar em Londres, a ausência de Noni Madueke na lista de relacionados para a partida pegou os torcedores do Chelsea de surpresa. O atacante inglês, que vem sendo um dos destaques dos Blues na atual temporada, sequer esteve no banco de reservas.

Ao ser questionado sobre o tema em entrevista após o clássico londrino, Enzo Maresca foi curto e grosso:

— Noni Madueke não ficou no banco por decisão técnica. Sem lesão. Seleção.

A decisão e explicação do técnico italiano se assemelha à recente polêmica entre Rúben Amorim e Marcus Rashford no Manchester United. O treinador português, recém-chegado aos Red Devils, deixou o camisa 10 de fora dos últimos quatro jogos da equipe — todas vezes por decisão técnica.

Madueke está no Chelsea desde janeiro de 2023
Madueke está no Chelsea desde janeiro de 2023 (Foto: Imago)

Maresca já havia alertado Madueke

Essa não é a primeira vez que Maresca “manda recado” a Madueke. Durante uma entrevista no início de dezembro, o técnico do Chelsea criticou a inconsistência do atacante em campo.

Para o italiano, o camisa 11 cai de produção quando marca gol ou concede assistência.

— No geral, ele está trabalhando bem desde que começamos… mas às vezes ele cai um pouco. Ele não tem permissão para cair. Em termos de números, ele está indo muito bem com gols e assistências. Mas eu quero mais. Quero o melhor, sempre. Também nos treinos. Sem relaxar… Noni pode fazer muito mais. Quando ele marca e dá assistências e está feliz, ele começa a cair um pouco.

Maresca também criticou o desempenho de Madueke nos treinos.

— A razão pela qual ele não estava jogando é devido à maneira como ele estava treinando. Quando ele marca um, ele precisa continuar tentando marcar e dar assistências. Noni precisa entender que ele tem que trabalhar mais e ele pode ser muito, muito melhor.

Madueke cumprimeta Maresca ao ser substituído durante jogo do Chelsea
Madueke cumprimeta Maresca ao ser substituído durante jogo do Chelsea (Foto: Imago)

Como Madueke reage à cobrança?

Não há informações sobre a reação de Madueke ao saber da ausência entre os relacionados para o jogo contra o Fulham.

Na primeira vez em que levou um “puxão de orelha” de Maresca, o atacante recebeu bem e, inclusive, fez elogios ao treinador.

— Acho que ele é um ótimo gestor. Ele é ótimo em administrar personagens e é muito justo com todos. Ele é muito honesto, mas sinto que é meticuloso com a maneira como quer jogar futebol e com os detalhes. Ele nos dá um plano em muitos desses jogos, e nos diz para ir e executá-lo. E muitas vezes quando fazemos, isso leva a grandes resultados.

Contratado junto ao PSV no início de 2023, Madueke tem seis gols e quatro assistências em 20 jogos na atual temporada. Para tirá-lo do futebol holandês, o Chelsea pagou 35 milhões de euros.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo